Cerveira acolhe apresentação da XV ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’

2024/02/08

Fazendo jus à tradição, acrescentando uma dose q.b. de inovação, a afamada e saborosa Lampreia do Rio Minho chega à mesa dos restaurantes da região do Vale do Minho para grande satisfação dos apreciadores desta iguaria. A XV edição da ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’ é apresentada, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 15h30, na Quinta da Malaposta, no concelho de Vila Nova de Cerveira, com um showcooking e uma prova gastronómica.

Dinamizado pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho desde 2010, em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e com os seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), este evento gastronómico de referência tem como principal objetivo a promoção de um produto/prato tradicional, portador de uma forte componente turística para este território. Além de valorizar a lampreia do Rio Minho, enquanto recurso endógeno e de elevado valor gastronómico, promove, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho.

A sessão de abertura da XV edição da ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’ está agendada para as 15h30, de 15 de fevereiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, na Quinta da Malaposta, seguindo-se a apresentação do programa da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” pelo Presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista. Pelas 16h00, o Biólogo do Aquamuseu do Rio Minho, Carlos Antunes, aborda a questão d’ “A tradição gastronómica e a abundância dos recursos”, encerrando-se com um Showcooking e uma prova gastronómica de arroz de lampreia e de produtos regionais do Vale do Minho.

Ao longo de dois meses - 15 de fevereiro a 15 de abril, uma centena de restaurantes dos seis municípios do Vale do Minho dispõem nos seus cardápios as formas de confeção mais tradicionais, assim como as mais inovadoras da ‘rainha’ do Rio Minho, sempre com sugestões irresistíveis.

Cerveira conta com 15 restaurantes aderentes

Abrigo das Andorinhas; Adega Real; Boega – O Peregrino; Cantinho dos Amigos; Casa das Velhas; Casa Lau; Casebre; Central; Costa Verde; Dom Júlio; Glutão; Lavrador; Luso Galaico; O Cervo; O Dias. Estes são os 15 restaurantes cerveirenses comprometidos com a iniciativa ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’.

Além da lampreia à boa mesa, quem visitar a ‘Vila das Artes’ pode ainda usufruir de uma panóplia de atividades que o Município promove para atrair cada vez mais visitantes, bem como para dinamizar a economia local, nomeadamente mais uma edição dos ETC… Encontros de Teatro de Cerveira (9, 16 e 23 de março); a programação da Semana Santa, especificamente o Mercado da Páscoa (28 a 30 de março) e a Queima de Judas (30 de março), além de exposições diversas, das sugestões do turismo ativo e as visitas a museus.