Autarquia assinala final de período letivo com teatro, plantação de árvores e chocolates

2024/03/21

Para comemorar os dias mundiais da Árvore (21 março) e do Teatro (27 de março) junto da comunidade escolar, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas, programou duas atividades pedagógicas interativas para os cerca de 550 alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho. A última semana do 2º período letivo fica ainda marcada com um sabor adocicado, com a entrega de um chocolate da Páscoa aos alunos de todos os graus de ensino.

A importância de sensibilizar os mais novos para a defesa do ambiente, comprometendo-os com o futuro, levou a autarquia cerveirense a promover uma plantação de árvores em cada centro escolar, com a presença e ajuda das crianças do pré-escolar e 1º ciclo. O arranque da iniciativa aconteceu esta segunda-feira, em Campos, com a plantação de nove árvores de fruto (Macieiras, Pereiras, Ameixoeiras), 1 amoreira branca e uma ameixoeira de jardim. A Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro acompanhou de perto a ação, referindo que “as crianças são o futuro e, quando são envolvidas nestas iniciativas, naturalmente que se contribuiu para salvaguardar o futuro comum”. E deixou um desafio: “As árvores estão mesmo em frente às vossas salas de aula, por isso não se podem esquecer delas. A vossa tarefa é cuidar delas, fazendo-as crescer”.

Na quarta-feira, a atividade foi replicada no Centro Escolar de Cerveira, com a plantação de quatro ameixoeiras de jardim; e nesta quinta-feira, Dia Mundial da Árvore, foi a vez de consciencializar as crianças da Escola Básica de S. Sebastião, Covas, com uma ação um pouco diferente, aproveitando a mancha verde na qual estão inseridos. O desafio foi o de reflorestar uma área da freguesia vizinha de Mentrestido com 300 carvalhos.

Por sua vez, para comemorar o mês dedicado ao teatro, o espetáculo “Reis, Rainhas e Reinos” vai estar, ao longo desta semana, nos três centros escolares do concelho de Vila Nova de Cerveira, partilhando momentos de diversão, mas também uma forte componente didática. Tendo como suporte a história de Portugal, a leitura animada transporta as crianças para as lendas criadas a partir de figuras carismáticas, como a Rainha Santa Isabel, a Padeira de Aljubarrota e entre outros, recorrendo à expressão criativa e cómica sem descurar a veracidade do nosso passado.

A ‘cereja no topo do bolo’ foi entregue pela Vereadora da Educação Sónia Guerreiro a todos os alunos, pessoal docente e não docente do ensino público e privado do concelho. No total, 1500 chocolates alusivos à quadra pascal, um ‘miminho’ que já se tornou uma tradição!

20240318_100916
20240318_101302