Autarquia assinala Dia Mundial da Saúde focada nos prolemas de desenvolvimento

2024/04/02

Será que o meu filho/educando tem algum problema de desenvolvimento? Quais os sinais de alerta? A quem recorrer para esclarecer dúvidas? Estas são algumas das questões que preocupam muitos pais/cuidadores e que, por vezes, ou por falta de conhecimento, acompanhamento ou por receios de estigmas, se arrastam no tempo, impedindo um diagnóstico mais célere. Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira dinamiza, neste mês de abril, dois seminários dedicados à “Capacitação e Inclusão do Cidadão com Problemas de Desenvolvimento”, enquadrados nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, promovendo um debate aberto e alargado sobre todo o processo inclusivo de um individuo com distúrbios de desenvolvimento.

Os encontros acontecem nos dias 13 e 20 de abril, no Fórum Cultural de Cerveira, entre as 09h00 e as 13h00, procurando envolver a comunidade – geral e especializada - no alerta para preocupações da área da saúde que afetam a humanidade, consciencializando para os problemas existentes, muitas vezes, encobertos, e capacitando profissionais e instituições para uma resposta eficiente e eficaz. A pertinência e a atualidade da temática, assim como as apresentações e contributos pretendidos levaram o Centro de Formação do Vale do Minho a acreditar esta formação.

O primeiro seminário, agendado para o dia 13 de abril, reúne um conjunto alargado de oradores, com o objetivo de procurar desmontar muitos estereótipos existentes. Com início às 9h30, no Auditório do Fórum Cultural de Cerveira, a palestra começa por abordar o enquadramento legal da Educação Inclusiva (Decreto-Lei 54/2018), o processo da avaliação e diagnóstico da criança com dificuldades, e a intervenção terapêutica. Já o segundo seminário, no dia 20 de abril, incide sobre o papel das instituições na capacitação e na inclusão, abordar os materiais e produtos de apoio, falar sobre a integração profissional das pessoas com necessidades educativas especiais, além de dar a conhecer os benefícios e apoios sociais existentes.

A organização destas iniciativas comemorativas do Dia Mundial da Saúde é da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em parceria com a APPACDM de Viana do Castelo, com o envolvimento de várias entidades, nomeadamente, o Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira, as IPSS´S do concelho, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, os Centros de Recursos TIC para a Educação Especial de Viana do Castelo (CRTIC) e as Associações de Pais.

Esta formação é acreditada pelo Centro de Formação do Vale do Minho, dirigindo-se à comunidade no geral e escolar, assim como aos profissionais de saúde, técnicos de saúde e ação social dos 10 municípios do Alto Minho, além de profissionais das IPSS’s (creches). A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia obrigatória (https://valedominho.com/seminarioinclusao ).

O Dia Mundial da Saúde foi instituído pela Organização Mundial da Saúde no dia 7 de abril de 1948, passando a ser comemorado em 1950 para consciencializar para a importância da saúde.