‘Cerveira Celebra Abril’ com 20 ações em vários espaços públicos

2024/04/11

Pela importância da efeméride, o Município de Vila Nova de Cerveira apresenta um programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril diversificado nas artes performativas e apresentadas em diversos espaços públicos, por forma a abranger todas as faixas etárias. Entre os dias 20 e 28 deste mês, ‘Cerveira Celebra Abril’ com música, dança, teatro, palestras, literatura, documentários, performances criativas, oficinas criativas, exposições e a habitual sessão solene. A inauguração do Palco das Artes, agendada para o dia 24 de abril, apresenta-se como um dos momentos marcantes.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “meio século de liberdade e democracia em Portugal deve ser comemorado de forma marcante, recordando o momento histórico e, acima de tudo, o significado e o impacto desse ato nas vidas dos nossos familiares até aos dias de hoje”. Rui Teixeira fala “numa semana dedicada aos valores de ‘Abril’, enaltecidos nas mais diversas e criativas formas, onde a arte é elemento referência, provocando conhecimento nos mais jovens e recordações nos mais velhos”.

As comemorações de Vila Nova de Cerveira arrancam a 20 de abril, com a arte focada nas crianças, jovens e suas famílias. A Biblioteca Municipal dinamiza a Hora do Conto em Família, com a leitura e interpretação das obras “Avó, onde estavas no 25 de abril?”, de Ana Markl, e “O dia em que o sol brilhou”, de Catarina Mota; a palestra “Celebrar 50 Anos de Abril – da Fotografia à Literatura”; e as oficinas “Abril Cravos Mil”, com espaço de pintura, criação de cravos e pinturas faciais ‘Dá a Cara pela Liberdade’; além da organização da Feira do Livro. Neste primeiro dia, a Associação Projeto – Núcleo de Desenvolvimento Cultural também se associa ao promover uma oficina de criação de fanzines “Mãos Livres”, com orientação de Francisco Vidal, no Fórum Cultural de Cerveira; e a Fundação Bienal de Arte de Cerveira propõe uma Oficina de Cartazes em Serigrafia – “Poesia está na Rua”, no Terreiro.

Prosseguindo o objetivo de consciencializar as novas gerações, alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira vão assistir à palestra ‘Momentos e Monumentos de Liberdade: O papel de Cerveira ao longo dos tempos’, no dia 22 de abril; e para a noite de 23 de abril está agendada a exibição do Filme-Documentário ‘Outro País’, considerado melhor documentário português o Festival da Malaposta (1999) e Golden Gate Award San Francisco Film Festival. O filme aborda a "Revolução Portuguesa (1974-75) vista por alguns dos maiores fotógrafos e cineastas internacionais que testemunharam o evento. Quais eram os seus sonhos e expectativas? O que ficou do sonho da revolução? Um documentário que revela arquivos históricos excecionais.

Ao nascer do dia 24 de abril, as varandas do edifício da Câmara Municipal vão surpreender pela decoração especial, singular e criativa, alusiva à temática do 25 de abril, executada pelas mãos de muitos cerveirenses que viveram a transição do Estado Novo para a democracia - os utentes das várias IPSS´S do concelho e da Unisénior – procurando a transmissão intergeracional. “Eco de Cravos” sugere uma ressonância contínua dos valores e do espírito do 25 de Abril ao longo do tempo, afirmando que as histórias, experiências e valores associados ao 25 de Abril ainda estão vivos e em movimento, como um som que se propaga.

No dia 24 de abril acontece ainda a Conversa/Debate sobre “A Arte e a Ecologia no Pré e Pós 25 Abril”, debatendo a vida e o percurso artístico do Mestre José Rodrigues, aos olhos do seu irmão Professor Doutor Jacinto Rodrigues, bem como os problemas ecológicos que já se debatiam no pré 25 de abril e que nunca foram prioridade na altura. Ao final da tarde, um dos pontos altos da programação, com a inauguração do Palco das Artes, com Concerto pela Orquestra do Alto Minho. O dia 25 de abril assume o caráter solene, com o hastear das bandeiras, o momento “Jovens por Abril”, a sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e a inauguração da exposição “25 de Abril: 50 Anos de Liberdade de Expressão”, no Arquivo Municipal. À noite, o Palco das Artes acolhe o concerto da Fadista Sara Correia, ‘Liberdade’.

Os dias 26 e 27 de abril são dedicados à literatura, com um Serão de Contos “Histórias para rir e pensar”, com Jorge Serafim | Humorista e Contador de Histórias, no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves; e as apresentações dos livros de Adelaide Graça “Daqui… Vê-se o Mundo” e de Nuno Higino “Abril 25 Poemas” na Biblioteca Municipal. Para o serão, o Palco das Artes recebe o primeiro espetáculo de teatro “O Gato das Botas”, inspirado no famoso conto de Charles Perrault, para crianças maiores de 3 anos e suas famílias. Por fim, ‘Cerveira Celebra Abril’ culmina, no dia 28 de abril, com ‘a entrega’ do Palco das Artes a sete associações do concelho, numa oportunidade para apresentar os seus mais recentes trabalhos à comunidade.

Programação Completa

AF_CMVNC_MUPI_25abril_116x170 Geral verso