Cerveira apresenta duas instalações artísticas a enaltecer o ‘cravo de Abril’

2024/04/23

Fazendo jus ao slogan de ‘Vila das Artes’, Cerveira celebra o 50º aniversário do 25 de Abril com uma vasta programação, onde a vertente artística se destaca. Símbolo da Liberdade conquistada pela Revolução de 1974, 10 mil cravos vão ser ostentados nas varandas dos Paços do Concelho e 50 cravos espalhados pelas ruas do centro histórico. Em feltro ou em madeira, as duas instalações artísticas surpreendem pela originalidade, pela dimensão, pelas mãos de quem executou e pela proliferação da mensagem.

“Eco de Cravos” nasce de um desafio da autarquia para a realização de um projeto artístico-social, participado por 200 utentes de sete IPSS’s do concelho e da Unisénior de Cerveira para elaborar à mão 10 mil cravos em feltro, num ambiente de convívio e, acima de tudo, numa manifestação tangível do legado de Abril de 1974, relembrando a importância daquele dia histórico, através da arte e da memória coletiva, partilhando-a com as novas gerações.

Algumas semanas e muitas horas de trabalho estarão expostas, a partir desta quarta-feira, 24 de abril, nas varandas daquela que é a casa da democracia local, a Câmara Municipal, instalação que será testemunhada por muitos dos utentes participantes. A execução de cada um dos 10 mil cravos, símbolo da revolução, ecoa histórias, experiências e valores associados ao 25 de Abril, por quem viveu o antes e o depois.

Após apreciar as varandas dos Paços do Concelho, o convite do Município é o de percorrer as ruas do centro histórico ornamentadas por 50 cravos em madeira pintada (MDF), com cerca de 1,70m de altura e 60cm de largura, totalmente executados pelos colaboradores do Serviço Operacional, Armazém e Logística da Câmara Municipal. Ambas as instalações artísticas pretendem transmitir que o legado do 25 de Abril permaneça vivo e influente, alavancando a sua persistência e relevância na atualidade.

De relembrar que, pela importância da efeméride, o programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril promovido pelo Município cerveirense é diversificado nas artes performativas e apresentadas em diversos espaços públicos, por forma a abranger todas as faixas etárias. Até ao dia 28 deste mês, ‘Cerveira Celebra Abril’ propõe ainda música, dança, teatro, palestras, literatura, documentários, performances criativas, oficinas criativas, exposições e a habitual sessão solene. A inauguração do Palco das Artes, agendada para o dia 24 de abril, apresenta-se como um dos momentos marcantes.

Um agradecimento especial à ADSL - Associação de Desenvolvimento Social e Local de Vila Nova de Cerveira, Centro de Dia de Loivo, Centro Paroquial e Social de Covas, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda, Centro Social e Paroquial de Campos, Centro Social Paroquial de Gondarém, Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, e a Unisénior – Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira.