Cerveira convida a degustar Sável do Rio Minho e reviver sons tradicionais

2024/05/09

O Sável do Rio Minho volta a estar em destaque, este fim-de-semana, em Vila Nova de Cerveira, num ambiente de festa. ‘Sabores com Tradição’ é um evento gastronómico promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, com o propósito de valorizar o sável como um prato tipicamente cerveirense, aliado ao papel promotor fundamental do associativismo concelhio.

Para esta primeira edição, as comissões de festas em honra de S. Sebastião e de S. Roque das Cortes foram desafiadas a apresentar o Sável do Rio Minho nas suas diversas confeções, desde o debulho de sável, o sável frito com arroz e o sável de escabeche, harmonizados com um conjunto diversificado de deliciosas sobremesas.

Para os apreciadores desta iguaria com sabor a rio, esta é uma oportunidade de degustar o prato, seja em formato petisco ou almoço, colaborando simultaneamente com as comissões de festas presentes que contribuem para manter vivas as tradições festivas do concelho.

‘Sabores com Tradição’ decorre este sábado e domingo, entre as 11h30 e as 17h00, e à prova gastronómica juntam-se, no primeiro dia, o Grupo de Bombos S. Tiago de Sopo e o Grupo de Cavaquinhos de Lovelhe; e no segundo dia, o Grupo de Bombos do Divino Salvador de Covas e a atuação do Rancho Folclórico Infantil de Gondarém.