CLAS aprova projeto ‘Casa Nova’ para pequenas reparações domésticas

2015/07/27

A autarquia de Vila Nova de Cerveira está a desenvolver, em articulação com as Juntas de Freguesia e outros parceiros sociais, um novo projeto de intervenção em habitações de agregados familiares mais vulneráveis. O ‘Casa Nova’ visa apoiar obras de pequena dimensão que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no dia-a-dia.
Com o objetivo de promover a inclusão social, o Município de Vila Nova de Cerveira está a implementar um projeto de complementaridade à habitação degradada. O ‘Casa Nova’ surge como um mecanismo de incentivo e promoção de medidas de apoio na resolução de pequenos problemas habitacionais, nomeadamente, em situações de maior carência.
A Vereadora da Ação Social, Aurora Viães, sublinha a importância deste projeto para conferir condições mínimas de conforto e de habitabilidade e, desta forma, contribuir para a preservação da autoestima e da qualidade de vida dos munícipes.
Pela sua proximidade às populações, cabe aos presidentes de junta proceder à sinalização de casos que possam integrar este projeto para, posteriormente, serem sujeitos a uma informação técnica. Após análise e aprovação, as obras solicitadas serão executadas em parceria pelos serviços da autarquia e pelas Juntas de Freguesia.
Fruto de uma estreita colaboração entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesias, o ‘Casa Nova’ engloba pequenas obras de conservação, reparação ou beneficiação de habitações degradadas, em serviços de carpintaria, serralharia, canalização, isolamentos e impermeabilização, podendo outros serviços serem ponderados de acordo com as competências dos serviços. São beneficiários deste projeto pessoas ou agregados familiares desfavorecidos do concelho e que tenham comprovada carência económica, enquadrando-se no apoio social do Município.