Sete freguesias identificadas pela E-REDES para execução de faixas de gestão de combustível
Ao longo do corrente ano de 2025, a E-REDES – Distribuição de Eletricidade, S.A. vai proceder à execução de faixas de gestão de combustível em sete freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira, na envolvente das linhas de distribuição de energia elétrica inscritas nos instrumentos de planeamento aplicáveis.
Com os trabalhos a iniciar em breve, a empresa, na qualidade de entidade gestora das redes de distribuição de energia elétrica média e alta tensão e responsável pela execução das inerentes obrigações de gestão de combustível, solicita que para uma eficaz e eficiente realização das intervenções lhe sejam concedidos os necessários acessos nas freguesias identificadas: Sopo, União das freguesias de Reboreda e Nogueira, União das freguesias de Candemil e Gondar, União das freguesias de Campos e Vila Meã, Loivo, Gondarém, União das freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.
A gestão do combustível será efetuada numa faixa correspondente à projeção vertical dos cabos condutores exteriores, acrescidos de uma faixa de largura não inferior a 10 m para cada um dos lados, no caso da alta tensão, e não inferior a 7 m para cada um dos lados, no caso da média tensão.
Relativamente ao material lenhoso, informa-se e adverte-se que poderá proceder à recolha do material lenhoso com valor comercial resultante da operação de gestão de combustível, o qual deve ter a duração mínima de sete dias após a conclusão da operação. Na falta de recolha do material lenhoso, este poderá ser removido e apropriado pela entidade responsável pela gestão do combustível, enquanto os sobrantes resultantes das intervenções serão destroçados no local e depositados fora da Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível.
A empresa informa que em caso de oposição à execução dos trabalhos de gestão de combustível, será desencadeado o procedimento a que se refere o artigo 57.º do Decreto-lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, e a execução desses trabalhos será exigível ao proprietário, sem prejuízo da contraordenação a que haja lugar.
Para qualquer informação adicional, a empresa prestadora de serviços é a ECO, podendo ser contactada através do número de telefone 219 156 090 ou pelo correio eletrónico geral@ecoambiente.pt ; já os contactos da E-REDES devem ser realizados para o número e telemóvel 961 048 590 ou por correio eletrónico para dgv.geral@e-redes.pt


