Dois mil utilizadores já nadam na Piscina Municipal

2016/01/05

O objetivo foi lançado durante a inauguração das obras de requalificação e alcançado em tempo recorde. A Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira já conta com 2.000 utilizadores, dispondo ainda de uma margem de crescimento de 10%. Autarquia sublinha que o número reforça o interesse de um equipamento estratégico para a região e para a Galiza.

Após uma intervenção de fundo de cerca de dois milhões de euros, a afluência de antigos e de novos utilizadores da Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira superou as expetativas do Município. Em menos de dois meses de funcionamento, aquele complexo desportivo conseguiu alargar o número de utilizadores em quase meio milhar, passando de 1.600 para os 2.000. Tal como acontecia antes do encerramento, a percentagem de utilizadores galegos continua a ser a mais significativa.

No entanto, o equilíbrio de frequentadores portugueses e galegos é conseguido se forem contabilizadas as mais de 600 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo das escolas do concelho que, a partir da próxima semana, iniciam aulas de natação gratuitas. Trata-se de uma medida recuperada por este executivo que, após oferta de um kit de natação, quer contribuir para a adaptação ao meio aquático e a promoção do desenvolvimento físico e motor.

Segundo o autarca local, “cumpriu-se em tempo recorde a meta estabelecida de utilizadores, de forma a consolidar uma gestão sustentável daquele complexo municipal”. Fernando Nogueira considera que “a melhoria substancial das condições do equipamento e da qualidade do serviço prestado, bem como a prática do conceito de acessibilidade para todos e de eficiência energética, tem potenciado um maior interesse. É, sem dúvida, um equipamento estratégico que cria atratividade para Vila Nova de Cerveira”.

Para os próximos tempos, o compromisso da autarquia é o de prestação de um serviço de qualidade e, dentro do modelo de gestão adotado, permitir ainda um crescimento de utilizadores em 10%.

Após nove meses de intervenção comparticipada em 1,2 milhões de euros pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON2), a Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira reabriu portas ao público, a 31 de outubro de 2015, com uma nova ‘cara’ e um horário alargado (segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 19h00) que permite um total de 166 turmas por semana. Só entre novembro e dezembro, este equipamento municipal contabilizou um total de 10.000 banhos.