Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira pretende integrar o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal

2025/12/09

Durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental da antiga área mineira de Covas – fase complementar, iniciada em agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, manifestou junto da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro a vontade de integrar uma parceria com vista à inclusão deste território no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

A deslocação, realizada na semana passada, permitiu acompanhar o desenrolar dos trabalhos de requalificação ambiental, que visam mitigar passivos ambientais acumulados e valorizar o património natural e mineiro existente. No local, o autarca sublinhou a importância de transformar este espaço recuperado num ponto de interesse turístico, pedagógico e científico, reforçando a identidade histórica de Covas e promovendo novas oportunidades de desenvolvimento local. A integração no Roteiro das Minas representa, segundo Rui Teixeira, “um passo decisivo para a afirmação de Vila Nova de Cerveira no contexto nacional de valorização do património mineiro, potenciando visitas, investigação e dinamização económica sustentável”.

Desativada na década de 1980, a atual intervenção na Antiga Área Mineira da Freguesia de Covas visa complementar as soluções implementadas há cerca de 15 anos, assegurando a correção e melhoria dos sistemas de tratamento passivos e reforçando as medidas de proteção ambiental e de segurança da população local.

Com uma duração estimada de um ano e um investimento na ordem dos 3ME, a empreitada enquadra-se no contrato de concessão da EDM para a recuperação ambiental das antigas áreas mineiras degradadas, representando mais um passo significativo na reabilitação e valorização ambiental do território.

A reformulação do sistema de tratamento passivo tem como objetivo essencial evitar a contaminação de massas de água de boa qualidade, promovendo a recolha e tratamento adequado dos efluentes e desta forma reabilitar as vertentes hidrológica e ambiental na envolvente mineira e elevar a capacidade de uso dos solos contribuindo para o saneamento ambiental e garantindo uma revegetação integrada no meio envolvente que venha a contribuir para a valorização ecológica e da biodiversidade da área de influência.

Recorde-se que as antigas minas de volfrâmio de Covas foram oficialmente encerradas e seladas em 2008, após uma intervenção de requalificação conduzida igualmente pela EDM, num investimento de 1,6ME.

visita_tecnica_edm_3
visita_tecnica_edm_4
visita_tecnica_edm_1
visita_tecnica_edm_2