“As Janeiras” da Unisénior entoaram nos Paços do Concelho

2016/01/07

A tradição de cantar as Janeiras irrompeu, esta tarde, pelo edifício da Câmara Municipal. Recebida pelo presidente Fernando Nogueira, a Tuna da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira surpreendeu colaboradores e munícipes com os votos de bom ano através de melodias populares.

‘Batem à Porta’ e ‘As Janeiras’ foram as duas cantigas entoadas pelas vozes dos membros da Unisénior de Cerveira acompanhados de vários instrumentos musicais. Com muita alegria e boa disposição, o grupo composto por cerca de 20 elementos afinou as vozes e, à sabedoria popular, juntou-se a criatividade: “Quem diremos que nós que viva/ na dobrinha do lençol?/ Vila Nova de Cerveira/ Que é tão linda como o sol.
Quem diremos nós que viva/ com saúde e afeição?/ todos os que aqui vieram/ p'ra cumprir a tradição”.

Agradecendo “a surpresa e amável visita”, o autarca cerveirense, Fernando Nogueira, elogiou o trabalho desenvolvido pela Unisénior em prol da preservação das tradições e identidade do concelho, desejando a todos “um bom ano de 2016”.

Recorde-se que Vila Nova de Cerveira ainda mantém viva esta tradição graças à vontade e dedicação de associações e coletividades do concelho, e do próprio Município que, anualmente por esta altura, organiza o evento ‘Cantar as Janeiras’ reunindo vários grupos em prol da defesa e divulgação do património imaterial e etnográfico.