Mais de 8.800 matrizes rústicas já georreferenciadas no concelho de Cerveira
Desde a abertura do Balcão Único do Prédio (BUPi) da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em agosto de 2021, já foram georreferenciadas 8.832 matrizes rústicas no concelho. Este número corresponde a uma área total de 2.270 hectares, num universo de 28.764 matrizes identificadas, representando, à data de 4 de janeiro de 2026, uma taxa de execução de 31%.
Importa salientar que o regime de cadastro simplificado gratuito não terminou em 2025, como inicialmente previsto -, encontrando-se plenamente operacional ao longo de 2026, após o Conselho de Ministros, em 11 de dezembro, ter prorrogado o mandato da Estrutura de Missão para a Expansão do Cadastro Simplificado.
O BUPi é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, conhecer e valorizar o território nacional de forma simples, gratuita e acessível. Este serviço é fundamental para a garantia dos direitos de propriedade, uma vez que a inscrição dos terrenos nas Finanças não é suficiente, sendo indispensável o respetivo registo na Conservatória do Registo Predial.
O processo de georreferenciação é simples e eficiente. O atendimento é efetuado presencialmente, com um técnico habilitado do BUPi a realiza a georreferenciação na presença do proprietário ou promotor, que procede à identificação dos limites da propriedade.
No caso concreto do concelho de Vila Nova de Cerveira, a percentagem total de matrizes georreferenciadas é de 31%, com a seguinte distribuição por freguesias: Vila Nova de Cerveira e Lovelhe (42%), Mentrestido (40%), Reboreda e Nogueira (38%), Cornes (37%), Sapardos (36%), Campos e Vila Meã (34%), Candemil e Gondar (34%), Loivo (33%), Sopo (29%), Gondarém (27%) e Covas (20%). No total, o concelho regista uma taxa global de georreferenciação de 31%. A nível nacional, encontram-se já georreferenciadas 3.203.625 matrizes, num total de 9.287.771.
De referir ainda que, em 2024, o serviço do Balcão Único do Prédio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira foi distinguido com uma Menção Honrosa, na categoria de Proximidade, numa iniciativa promovida pela Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi).
Créditos fotografia: Ricardo Brigadeiro


