ETC… Encontros de Teatro de Cerveira’ 26: Quatro espetáculos, quatro formas de se emocionar
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresenta a edição 2026 dos ETC… Encontros de Teatro de Cerveira, um ciclo de espetáculos a decorrer durante o mês de março, no Palco das Artes, com entrada gratuita.
Durante dois sábados e dois domingos, alternados, o público é convidado a viver experiências teatrais de referência nacional, que vão da música à poesia, passando por momentos de reflexão sobre a imaginação e as emoções humanas, sem descurar a gargalhada!
- Dia 8, 17h00
Diário de Anne Frank: O Musical
Produção da Plateia D´emoções
O que sabe sobre Anne Frank? Conheça a força, a irreverência, a perseverança, o medo e o talento da jovem que escreveu o diário mais famoso do mundo. Um musical único e envolvente, repleto de emoções e valores, que no ambiente feroz da segunda grande guerra, consegue transpor a luz que pode surgir por entre as dores.
Percorrendo todas as páginas do diário de Anne Frank, nasceu uma obra musical que leva o espectador a uma viagem pelo carácter, família e amigos desta jovem alemã, que amadureceu num anexo secreto e que poupou a vida a duas famílias entre 1942 e 1944. Vai ver Anne Frank como nunca foi mostrada. Com uma composição musical apaixonante, este é um hino à amizade, ao amor, à família e à esperança de cada dia.
Uma abordagem singular sobre a jovem do diário que comove o mundo, num período tão negro da nossa história. Existiriam janelas abertas quando o mundo estava tão fechado? Será tão distante dos dias que hoje vivemos?
- Dia 14, 21h30
Página Solta: O Espetáculo
Produção da Página Solta
Entre poesia, teatro e comédia, este espetáculo híbrido cria uma experiência artística única. A obra reflete sobre a criação, o sonho e a expressão artística, numa fusão que desafia definições e encanta pela sua originalidade.
A Maria Beatriz e Rita Isabel são duas personagens que se levam demasiado a sério e que vêm para mostrar todos os seus talentos, incluindo música, dança e tudo o que o pós-dramático tem para oferecer.
De gola alta e pés descalços cumprem o seu dever como artistas. Inspiramos o mundo e expiramos poesia.
- Dia 22, 15h30
O Farol
Produção do Historioscópio – Associação Cultural
Um delicado jogo entre realidade e imaginação, convidando o público a refletir sobre o verdadeiro significado de sonhar e sobre a magia da imaginação no quotidiano.
Sozinho no seu farol, sem nunca ter conhecido o mundo além do horizonte, Eugénio, um velho faroleiro, inventa a sua própria versão da realidade, a partir de palavras escolhidas ao acaso num antigo dicionário, como um cego que tenta imaginar como será uma cor. Cada definição abre uma porta para um mundo desconhecido, para onde se esgueira, guiado pela imaginação. Em busca de significados, preenche a solidão dos dias com imagens e sons inventados, desafiando os limites do silêncio que o cerca. Mas serão essas fantasias suficientes para romper o vazio que o aprisiona? Num delicado jogo entre realidade e imaginação, o espetáculo leva o público a refletir sobre o que significa verdadeiramente sonhar.
- Dia 28, 21h30
Se Acreditares Muito
Produção da Camarote Produções
Inspirado nas narrativas de Cordelia O’Neill, este espetáculo combina humor e emoção, explorando a extraordinária capacidade humana de acreditar no impossível.
Alex e Rupert são um casal improvável, mas a quem um encontro no metro fez despertar uma chama.
Meses mais tarde já estão a discutir nomes de bebés, cores para o quarto da criança e formas de poupar dinheiro. Os sinais expectáveis de uma jovem família. Mas quando Alex entra em trabalho de parto, o impensável acontece e o mundo dos dois implode.
O que se segue é a luta de um casal para seguir em frente, para se manter unido e preservar a memória do filho. A narrativa de Cordelia O´Neill, pontuada por momentos de humor, leva-nos a mergulhar nas profundezas das emoções humanas e na extraordinária capacidade de acreditarmos no impossível, revelando-se uma experiência pungente e inspiradora.
Os ETC… Encontros de Teatro de Cerveira consolidam-se como uma oportunidade imperdível para os amantes da arte e da cultura, oferecendo uma programação diversificada, gratuita e acessível a toda a comunidade.


