Educação, sustentabilidade, cidadania e inclusão em destaque nas escolas do concelho
Ao longo de quatro dias da semana passada, todas as escolas do concelho de Vila Nova de Cerveira acolheram um conjunto de iniciativas que assinalaram várias efemérides de relevo: o Dia da Proteção Civil (1 de março), o Dia Internacional da Floresta / Dia Mundial da Árvore (21 de março), o Dia Mundial da Água (22 de março), e a Páscoa (5 de abril), além de um dia dedicado ao projeto ColorADD.Social, dirigido aos alunos do 4º ano de escolaridade.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Floresta, do Dia Mundial da Árvore e do Dia da Água, cada escola promoveu a plantação de uma oliveira, contribuindo para o embelezamento dos espaços escolares e para a sensibilização ambiental das crianças e jovens. Paralelamente, foi distribuído um marcador a cada aluno, com conteúdos informativos adaptados às diferentes faixas etárias, reforçando a componente pedagógica da iniciativa.
A iniciativa contemplou ainda a deslocação de meios da Proteção Civil a todos os estabelecimentos de ensino, proporcionando aos alunos a oportunidade de contactar de perto com os equipamentos, assistir a demonstrações e compreender a importância da prevenção, da responsabilidade e da ajuda ao próximo. A programação incluiu igualmente sessões de sensibilização.
Para a Vereadora com o pelouro da Educação, Sónia Guerreiro, “levar os meios de Proteção Civil às escolas é muito mais do que uma demonstração, é um investimento no futuro, na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para agir em situações de risco”. Promovida pela Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas do concelho, a GNR e a Proteção Civil Municipal, estas ações envolvem cerca de 1200 alunos, do pré-escolar ao ensino secundário.
No que diz respeito à celebração da Páscoa, a Vereadora da Educação entregou a cada criança/aluno, bem como ao pessoal docente e não docente, um miminho simbólico: uma caixa de bolachas artesanais produzidas no concelho. “Mais do que um gesto simbólico, esta é também uma forma de apoiar a produção local, valorizar os sabores da nossa terra e reforçar o sentimento de identidade e pertença à comunidade”, disse.
No final da semana, os alunos do 4.º ano de escolaridade participaram num dia dedicado ao projeto ColorADD.Social, com o objetivo de sensibilizar para o daltonismo e para a importância da inclusão. Através de atividades pedagógicas e lúdicas, as crianças ficaram a conhecer este sistema universal de identificação de cores, promovendo uma maior compreensão das diferenças e o respeito pela diversidade.
Com este programa integrado, o Município de Vila Nova de Cerveira reforça o seu compromisso com a comunidade educativa, proporcionando momentos de aprendizagem, partilha e proximidade entre alunos, professores e entidades locais. “Estas iniciativas refletem uma aposta clara numa educação mais abrangente, que vai além da sala de aula, promovendo valores como a sustentabilidade, a cidadania ativa e a inclusão, essenciais para a formação das novas gerações”, assegurou a Vereadora Sónia Guerreiro.


