Resultados de “Fantasmas do Litoral Norte” apresentados no Aquamuseu

2016/02/02

Na próxima sexta-feira, 05 de fevereiro, o diretor técnico do Centro de Mergulho e Ecologia Marinha de Esposende, Dr. Vasco Ferreira, vai partilhar, em Vila Nova de Cerveira, as conclusões retiradas do projeto “Fantasmas do Litoral Norte”. Agendada para as 17h00 no Aquamuseu do rio Minho, a sessão é aberta ao público.

“Fantasmas do Litoral Norte" é uma exposição itinerante que integra o projeto “Redes Fantasma: Artes de pesca abandonadas, perdidas e descartadas: contributos para a prevenção, atenuação, remediação e consciencialização de impactos no Litoral Norte”, promovido pela Câmara Municipal de Esposende e financiado pelo PROMAR. O objetivo do trabalho versa a sensibilização para o problema das artes de pesca abandonadas nos oceanos, tomando como referência o Litoral Norte.

Contribuindo para o aumento do Lixo Marinho, as artes de pesca causam impacte sobre a biodiversidade marinha, representando verdadeiras armadilhas para muitos animais aquáticos. Devido ao lento processo de degradação, a ação destas artes perdura no tempo…indefinidamente.

Após um levantamento exaustivo de informações e dados relacionados com a temática, o Dr. Vasco Ferreira elaborou um documento final e cujos resultados têm sido apresentados em vários concelhos da região Norte. Na sexta-feira, e pela forte ligação ao património natural e cultural do rio Minho, o Aquamuseu acolhe esta sessão já na próxima sexta-feira, 05 de fevereiro, pelas 17h00.

A exposição “Fantasmas do Litoral norte” está patente no Aquamuseu do rio Minho até dia 14 de fevereiro.