Município lança Portal Geográfico para melhor servir população

2016/02/16

Os serviços on-line já existiam no Portal Municipal de Vila Nova de Cerveira, mas a novidade agora implementada permite a sua concentração numa única e moderna plataforma web. De utilização rápida e intuitiva, o Portal Geográfico permite aos cidadãos consultar os instrumentos de gestão territorial e requerer plantas de localização sem terem a necessidade de se deslocar às instalações da Câmara Municipal.

Sendo a política de proximidade uma das prioridades, a autarquia cerveirense está a introduzir um conjunto de melhorias nos seus canais de comunicação através do acesso fácil à informação e da celeridade na resposta aos pedidos, de forma a contribuir para a consolidação da relação Município/Munícipe.

Com o novo Portal Geográfico, gerir o território e colocá-lo à disposição dos cidadãos residentes e não residentes é o compromisso. Á distância de um click, os cerveirenses podem consultar e emitir plantas de localização, consultar planos e endereçar sugestões/reclamações. Não obstante, os turistas poderão também conhecer o concelho através da integração de um mapa interativo.

De acordo com o edil cerveirense, esta nova ferramenta integra um projeto mais abrangente no âmbito da modernização administrativa procurando agilizar o atendimento pelos serviços municipais, manter os munícipes informados, melhorando a sua satisfação e garantindo a transparência de todos os procedimentos. Fernando Nogueira sublinha a adoção de soluções tecnológicas que reforcem o conceito de cidadania ativa e sustentem a prestação dos serviços municipais.

Neste portal, o Munícipe tem acesso imediato à emissão de plantas de localização e aos PMOT´s Municipais independentemente do local físico onde se encontre. Entre as principais funcionalidades deste interface regista-se a impressão de um conjunto de plantas dependendo do tipo de regulamento/tipo de processos, a inclusão de qualquer elemento que a Câmara considere pertinentes, a seleção e/ou desenho do terreno e do local da intervenção, uma navegação intuitiva sobre cartografia.

Não obstante, a ferramenta disponibiliza ainda uma área para sugestões e reclamações sobre a disposição geográfica de mobiliário urbano ou equipamentos e sinalização, assim como à sua indicação da deterioração. Com a reformulação desta opção, que a torna mais rápida e intuitiva, o cidadão interage com o Município utilizando uma solução Web cómoda e eficaz assente na otimização de recursos.

O Portal Geográfico tem ainda uma vocação mais direcionada à promoção turística do território através do mapa interativo que, brevemente, vai disponibilizar informação georreferenciada, a quem nos visita ou aos que cá vivem, sobre onde comer, dormir ou visitar.

De sublinhar que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira iniciou, há alguns uns meses, uma profunda reestruturação dos canais de comunicação interna consubstanciada na informatização de alguns serviços, na reformulação e reestruturação de toda a componente documental, e na criação de uma plataforma de comunicação interna e agregadora de informação e serviços (Intranet). Especificamente na informação/comunicação externa direta, o Município avançou com a criação do Portal do Orçamento Participativo, bem como a reformulação de toda a componente Web Municipal, apresentando um novo, dinâmico e responsivo Portal Municipal.

O Portal Geográfico de Vila Nova de Cerveira já está disponível.