FBAC acolhe mais de uma centena de crianças nos ateliers

2016/02/17

A iniciativa “Pequenos Artistas, Grandes Obras”, promovida pelos Serviços Educativos da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, F.P. (FBAC) vai trazer ao Fórum Cultural, já este mês de fevereiro, mais de uma centena de crianças do pré-escolar do concelho de Vila Nova de Cerveira. O objetivo é sensibilizar os alunos para a importância da arte, estimulando a capacidade criativa.

“Pretende-se proporcionar o contacto com realidades diferentes fora da sala de aula, despertando a experimentação e liberdade criativas. No fundo, a ideia é permitir aos alunos ver o mundo que nos rodeia através da arte”, explica Nuno Correia, vice-presidente da FBAC.

O programa “Pequenos Artistas, Grandes Obras” assenta, assim, em duas componentes - uma teórica e outra prática - sendo que numa primeira fase os alunos farão uma visita guiada à exposição patente no Museu, explorando os artistas representados, as técnicas e os conceitos.

Já o segundo momento da iniciativa decorre nas oficinas onde se irá trabalhar, através das técnicas de gravura, pintura e cerâmica, uma obra de arte da exposição visitada. Os alunos serão convidados a estabelecer a relação entre a forma, proporcionando a descoberta de alguns materiais e das técnicas utilizadas na produção criativa.

A FBAC irá acolher, assim, até 9 de junho educadores, professores e alunos, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

De salientar que esta atividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.