Tela de José Lebrão e imagem da Senhora do Leite restauradas e devolvidas à Santa Casa

2016/02/25

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira entregou, esta quarta-feira, aos membros da Mesa da Santa Casa da Misericórdia, a tela do benemérito Manuel José Lebrão e a imagem de Nossa Senhora do Leite, alvo de um minucioso trabalho de restauro em prol da preservação da memória histórica da instituição e do concelho.

Em abril do ano passado, o Arquivo Municipal, ao abrigo de um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, promoveu a exposição “Misericórdias de Cerveira: Religião, Caridade e Hospital” que despoletou a necessidade imediata para uma intervenção de conservação de duas peças de inestimável valor patrimonial e histórico.

Após identificação dos principais problemas, a autarquia cerveirense, em estreita colaboração com os órgãos sociais da Santa Casa, assumiu o compromisso de avançar com o restauro do quadro daquele que foi o grande benemérito local, Manuel José Lebrão, e da imagem da Senhora do Leite – peça antiga e rara.

Para o edil cerveirense, o resultado deste esforço e intervenção rigorosa orgulha e honra/enriquece/valoriza não só uma instituição secular com um papel determinante no seio da comunidade, como o concelho. Fernando Nogueira agradece a disponibilidade da Santa Casa da Misericórdia ao longo deste processo, bem como a partilha destas memórias com a população através da exposição no Arquivo.

Propriedade da Santa Casa, a tela de Manuel José Lebrão, datada do século XX, década de 20 ou 30, recorda o homem que, com o fim de auxiliar os doentesdesprotegidos, mandou erigir, em 1926, um grandioso hospital na sede do Concelho de Vila Nova de Cerveira, inaugurado em 1929, e que ofereceu à Misericórdia de Cerveira dotado com mais mil contos. Por sua vez, a imagem da Senhora do Leite, que se encontra num oratório nas instalações do Lar Maria Luísa da Santa Casa, é uma das mais antigas do concelho, sendo contemporânea da fundação da própria Misericórdia em Vila Nova de Cerveira.