Passar para o Conteúdo Principal

Câmara transfere verbas para executar projeto vencedor do OP Geral

2016/03/11

Dando cumprimento à vontade dos cerveirenses, o Município de Vila Nova de Cerveira aprovou, em reunião de câmara desta quarta-feira, a transferência dos 90 mil euros cabimentados no Orçamento Participativo Geral 2015. Projeto ‘Internet para Todos’ será concretizado pelas juntas de freguesia que recebem verba parcelar.

Promovendo uma política de cooperação permanente com as 11 juntas de freguesia, a autarquia cerveirense continua apostada em dotar estes órgãos executivos de condições reais para o desempenho do seu papel de proximidade junto das populações.

A instalação de uma rede wi-fi gratuita em todas as freguesias do concelho foi a proposta mais votada durante o processo do Orçamento Participativo Geral 2015 e que, por ser um projeto comum, vai avançar através das juntas de freguesia. Após uma fase inicial de delineação do método de implementação, o primeiro passo para a concretização do projeto ‘Internet para Todos’ acaba de ser dado com a transferência dos 90 mil euros do Município para as freguesias. O objetivo é que cada localidade fique com uma cobertura wi-fi praticamente total.

Simultaneamente, a autarquia aprovou ainda um reforço financeiro solicitado pelas freguesias para a execução de intervenções prioritárias em vários domínios, de forma a corresponder às necessidades levantadas no terreno.

Apesar do grande esforço financeiro, aos 250 mil euros inscritos no Orçamento Municipal 2016 para as freguesias, a Câmara de Vila Nova de Cerveira aprova um montante adicional que, somado aos 90 mil euros do OP, totaliza cerca de 160 mil. "As juntas de freguesia têm de ser valorizadas e este executivo tem procurado auscultar as preocupações e prioridades dos representantes, em prol da dinamização da economia local”, realça o edil cerveirense, Fernando Nogueira.