Semana Santa: Nichos de Cristo beneficiados

2016/03/15

O Município de Vila Nova de Cerveira está a realizar alguns trabalhos de manutenção nos nichos santificados que se encontram espalhados pelo centro histórico. Pequenos altares contam os “Passos de Cristo” e são visitados durante a secular Procissão do Senhor Ecce-Homo, na Quinta-Feira Santa.

Considerados pontos de interesse turístico-religiosos, os sete Nichos santificados de Vila Nova de Cerveira integram as celebrações religiosas da Semana Santa organizadas pela Santa Casa da Misericórdia, com o apoio da Câmara Municipal.

Com o objetivo de contribuir para a preservação de património e preservação de tradições, retribuindo a dedicação e o carinho das zeladoras no embelezamento floral, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a intervir em todos os nichos consoante as necessidades apresentadas. Os colaboradores municipais estão a proceder a trabalhos de pintura interior e exterior, substituição de telhado e de vidros partidos, retificação de portas, entre outros.

Vila Nova de Cerveira tem, na noite de Quinta-Feira Santa, um dos pontos altos da celebração da Semana Santa: a Procissão dos Passos de Cristo a percorrer as ruas do centro histórico que, ao som do cântico d’ “A Verónica”, percorre os sete nichos propriedade da Santa Casa da Misericórdia: Senhor do Horto, do Pretório, da Prisão, da Cana Verde, Quando lhe entregam a Cruz, dos Passos e dos Martírios.

Um nicho é mais do que uma cavidade aberta numa parede para colocação de uma imagem, é um pequeno monumento piedoso que geralmente se ergue à beira de caminhos e ruelas, em preito às almas que penam no purgatório, que os devotos se detêm a rezar. Os sete nichos de Vila Nova de Cerveira têm imagens do sofrimento de Cristo, “Via Sacra”, que antecedem a sua morte.

A Procissão do Senhor Ecce-Homo é uma devoção secular no concelho de Vila Nova de Cerveira, podendo ler-se no Acordão de 10 de fevereiro de 1636, que a imagem do Senhor Ecce-Homo já ia na procissão de Quinta-Feira Santa, e com uma grande participação de cerveirenses mas também de devotos oriundos da vizinha Galiza.