Cerveira recebe 1º Encontro Ibérico da International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism

2016/03/16

Entre 07 e 09 de abril, um conjunto de profissionais oriundos de toda a Península Ibérica vai participar, em Vila Nova de Cerveira, no 1º Encontro Ibérico da International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism. ‘Tradições Urbanas’ é o tema genérico de um encontro que versa a partilha de experiências e conhecimentos na área.

Com a recente criação em Portugal e Espanha de grupos da International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism (INTBAU Portugal), este evento ibérico tem por objetivo a promoção das culturas tradicionais de construção, eruditas e populares através da exposição e análise de trabalhos realizados não só na Península Ibérica como um pouco por todo o mundo.

Organizado pelo INTBAU Portugal, Escola Superior Gallaecia, INTBAU España, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, este 1º Encontro Ibérico conta com a participação de docentes e investigadores da Universidade Alfonso X e do Centro de Investigação de Arquitectura Tradicional da prestigiada Universidade Politécnica de Madrid.

Durante três dias, 07 a 09 de abril, o título genérico aborda as ‘Tradições Urbanas’ na perspetiva da Cultura, da Arquitetura, do Património e da Paisagem Urbana. Para além de um conjunto de palestras específicas, está agendado, para o primeiro dia, um workshop de desenho de elementos arquitetónicos presentes em edifícios do Centro Histórico, aberto a todos e inserido no âmbito das 5as Temáticas da Escola Superior Gallaecia; assim como o encerramento consta de uma visita aos Moinhos da Gávea.

De sublinhar que a International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism tem sede em Londres e conta com mais de 5.000 membros espalhados por todo o mundo. Para mais informações sobre o programa ou inscrições consulte a página da Escola Superior Gallaecia em: http://www.esg.pt/intbau2016/