Semana Santa: Cerimónias religiosas e atividades culturais todos os dias

2016/03/17

À semelhança dos anos anteriores, o Município de Vila Nova de Cerveira associa-se à Santa Casa da Misericórdia e ao Arciprestado do concelho na promoção da Semana Santa, com a realização de um programa cultural paralelo às cerimónias religiosas. Iniciativas para todas as idades arrancam este domingo com a Bênção de Ramos e a ‘Entrada Triunfal de Jesus Cristo’ e encerram com o Compasso Pascal e a ‘Queima de Judas’.

Em Vila Nova de Cerveira, a Semana Santa é uma das tradições mais enraizadas na história do concelho. Entre os Ramos e o Dia de Páscoa são várias as propostas que envolvem a população e atraem muitos visitantes.

Teatro, ateliers e doçaria tradicional preenchem vertente lúdica

Para dar início à comemoração da Semana Santa, o Município cerveirense apresenta, este domingo, a partir das 15h00, um teatro bíblico de rua sobre a Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. Em colaboração com o Grupo S. Paulo da Cruz, cerca de 100 participantes recriarão cenas deste episódio bíblico em diversos pontos do Centro Histórico de Vila Nova de Cerveira.

De forma a envolver os mais pequenos, as tardes de terça a quinta-feira estão reservadas para os ateliers de construção de ‘judinhas’ a decorrer no Cineteatro ou no jardim. As crianças e jovens do concelho vão construir estes bonecos que, no Sábado de Aleluia, são oferecidos ao público que assiste à ‘Queima de Judas’. Este ano, o maior espetáculo comunitário do Vale do Minho comemora uma década, e por isso o tema será um ‘Remix 10 anos’. Através de uma revisita aos melhores momentos de sempre, a Comédias do Minho apresenta a ‘Queima de Judas’ através de um espetáculo musical e colorido que conta com algumas personagens surpresa que vão voltar a Vila Nova de Cerveira.

Para adoçar esta época, a Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira, em parceria com algumas pastelarias do concelho, convida a comunidade para a ‘Mesa da Páscoa’. No sábado 26 de março, entre as 10h00 e as 18h00, o difícil vai ser escolher entre tão deliciosa e diversa doçaria típica desta época.

Celebrações Religiosas em todas as paróquias

Promovidas pelas paróquias e pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, as celebrações religiosas da Semana Santa têm início este domingo com a Bênção de Ramos e terminam com o Compasso Pascal no Domingo e Segunda-Feira de Páscoa.

No entanto, ao longo da semana estão programados vários momentos eucarísticos: quarta-feira, Missa Vespertina celebrada por todos os irmãos da Sana Casa (Igreja da Misericórdia, 17h00), Via-Sacra (Igreja Matriz, 21h00), Exposição do Santíssimo Sacramento (Igreja da Misericórdia, 15h00); na quinta-feira, Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Soledade para a Igreja Matriz (Igreja da Misericórdia, 17h00), Missa Vespertina da Ceia do Senhor - Lava-pés (Igreja Matriz, 18h00), e à noite, 21h30, a secular Procissão dos Passos que percorre as ruas do Centro histórico da vila, numa Via-Sacra aos sete nichos da Paixão de Cristo, onde se fazem ouvir os cânticos da Verónica. Na Igreja Matriz será proclamado o sermão do Encontro. A procissão recolhe à Igreja da Misericórdia, terminando com a bênção do Santo Lenho. Na sexta-feira Santa, Celebração da Paixão do Senhor - Adoração da Cruz (Igreja Matriz,15h00 e restantes paróquias); no Sábado de Aleluia, Vigília Pascal (Igreja Matriz, 21h00 e restantes paróquias). No Domingo de Páscoa, Eucaristia (Igreja Matriz, 10h00), Visita Pascal na LIT (15h00) e Compasso Pascal pelas Freguesias do concelho (Domingo e Segunda-feira).

• imagem