Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira é um dos 22 municípios que devolve metade do IRS

2016/03/18

Vila Nova de Cerveira integra o lote de 22 concelhos que abdica de 50% de IRS a favor dos seus munícipes, segundo a análise realizada esta semana pelo Jornal de Negócios às 308 autarquias portuguesas.

Dentro de duas semanas inicia-se o prazo para a entrega e apuramento final do IRS de 2015 e, para quem vive em Vila Nova de Cerveira, a carga fiscal aplicada é mais leve graças à adoção de uma política fiscal equilibrada e de investimento nas pessoas e pelas pessoas, contribuindo para um concelho mais atrativo para viver e investir.

Por legislação, os municípios têm direito a 5% do IRS coletado nos respetivos concelhos e podem abdicar desse total ou de parte dele a favor dos seus munícipes. Consultando o Mapa de IRS disponibilizado pelo Jornal de Negócios, verifica-se que, de um total de 308, apenas 91 autarquias portuguesas dá desconto no IRS aos seus moradores, referente ao ano de 2015. Vila Nova de Cerveira faz parte desta lista.

A par de um grupo de 21 municípios que devolvem entre 2,5% a 4%, Vila Nova de Cerveira também abdica, em 2016, de metade do IRS. Há ainda registo de um total de 55 autarquias que restituem entre 1% e 2%, e 14 aplicam a taxa máxima de devolução (5%). Os restantes 217 municípios não aplicam qualquer desconto.

Recorde-se que além da devolução de metade, o executivo cerveirense comprometeu-se a investir parte do valor arrecado por este imposto no apoio social, nomeadamente no reforço da assistência domiciliária aos idosos isolados.

Ver Mapa de IRS