Dia Mundial da Saúde Oral: Cerveira palco de Seminário ‘Um Distrito, Um Sorriso’

2016/03/21

O distrito de Viana do Castelo assinala, esta terça-feira, no Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira, o Dia Mundial da Saúde Oral através de um evento designado “Um Distrito, Um Sorriso”. Dinamizado pela Unidade de Saúde Pública do Alto Minho e pelo Município, este seminário destina-se às entidades que participam na promoção da saúde oral e às próprias escolas.

Após efetuado um diagnóstico de cárie em crianças, com idades entre os 3 e 5 anos, de todo o distrito, a Unidade Pública de Saúde do Alto Minho - responsável pela monotorização do programa de saúde oral -, organiza um encontro de técnicos para debater a incidência desta problemática no Alto Minho, bem como lançar novos desafios e estratégias de intervenção local para obter maiores ganhos em saúde.

Apesar das melhorias registadas, o levantamento realizado no ano letivo 2014/2015 revela que o distrito de Viana do Castelo ainda se encontra longe da meta da Organização Mundial de Saúde para 2020 (80%), no que diz respeito a crianças com cáries desde o nascimento dos primeiros dentes.

Entre os desafios propostos, a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho pretende implementar, entre 2016 e 2019, o Projeto de Intervenção Precoce em Saúde Oral (PIPso), que visa articular a intervenção em Saúde Escolar com as respetivas Unidades de Saúde Familiar, abrangendo 15.720 crianças. O projeto será desenvolvido em três vertentes, nomeadamente pela promoção da literacia em saúde oral (exposição itinerante ‘Visita a Saúde dos Teus Dentes’); pela escovagem dos dentes em meio escolar assegurada pelos kits obtidos com o financiamento do projeto da Missão Sorriso Continente 2015; e pela aplicação de verniz de flúor.

O Dia Mundial da Saúde Oral, celebrado anualmente a 20 de Março, procura sensibilizar toda a população para os benefícios de uma boca saudável e promove a consciência mundial das questões em torno da saúde oral no contexto da saúde geral e a importância da higiene oral. O lema da campanha mundial para 2016 é: ‘Tudo começa aqui! Boca saudável. Corpo saudável’.

O Seminário ‘Um Distrito, Um Sorriso’ decorre ao longo desta terça-feira, no Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira. A abertura da sessão está ao cargo do presidente da Câmara Municipal, Engº Fernando Nogueira, do presidente do Conselho de Administração da ULSAM, Dr. Franklim Ramos, e do Coordenador da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, Dr. Luís Moreno Delgado.