Cerveira ‘Queima Judas’ revisitando os melhores momentos em 10 anos

2016/03/22

Com chuva ou sem chuva, Judas não escapa à vontade do povo: ouvirá o veredito final e será executado.

Uma década de um espetáculo comunitário que atrai residentes e visitantes a Vila Nova de Cerveira no Sábado da Aleluia só poderia ser assinalada com uma encenação com pompa e circunstância. ‘Queima de Judas Remix 10 anos’, agendada para sábado à noite, pelas 23h30, promete surpreender.

Mantendo a tradição pascal, as Comédias do Minho e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresentam mais uma edição da ‘Queima de Judas’. Para comemorar os dez anos deste espetáculo revisitam-se os melhores momentos de sempre, numa produção musical e colorida com algumas personagens surpresa que vão voltar a Cerveira.

Com a encenação de Luís Filipe Silva e assistência de encenação de Tânia Almeida, atores residentes das Comédias do Minho, atores do Outra Cena - Grupo de Teatro Amador de Cerveira e convidados especiais, esta é uma representação de pendor judaico-cristão, onde se condena Judas, o traidor, e se festeja a ressurreição de Jesus Cristo.

Antes da ‘Queima de Judas’ é lido um Testamento que deixa à Vila uma série de conselhos e críticas de acontecimentos da nossa sociedade. Posteriormente, e cumprindo o ritual de brandir os “judinhas”, a população participa no momento em que Judas é queimado.

‘Queima de Judas Remix 10 anos’ acontece este sábado à noite, pelas 23h30, no centro histórico.

Caso se verifique ocorrência de chuva, o espetáculo é deslocado para o antigo parque de viaturas dos bombeiros voluntários, pois Judas não escapa à vontade do povo que se manterá firme para assistir à sua sentença.