Freguesia de Covas alvo de extensa beneficiação florestal

2016/03/23

Integrada na estratégia municipal de proteção civil, a autarquia de Vila Nova de Cerveira e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio da Junta de Freguesia, estão a proceder a uma melhoria muito significativa das infraestruturas florestais afetas à unidade de baldios de Covas, ao longo de quase 100kms.

Depois dos trabalhos desenvolvidos nas freguesias de Sapardos, Candemil e Gondar, no 1º semestre de 2015, o protocolo estabelecido entre as duas entidades indicava a necessidade de ações de melhoramento da rede primária, divisional e viária existente na unidade de baldios de Covas, em áreas submetidas ao regime florestal e geridas em associação com Estado.

O presidente da Câmara Municipal explica que esta parceria está mais focada nas áreas de povoamento florestal, áreas críticas e infraestruturas com elevado estado de degradação. Fernando Nogueira confirma que há vários anos que não se procedia a um investimento desta ordem e grandeza, ao nível da prevenção.

Os trabalhos naquela que é a freguesia com a maior mancha verde do concelho já arrancaram em 2015 e resultaram numa intervenção de 38kms, permitindo a beneficiação e alargamento de aceiros e arrifes, a melhoria de caminhos florestais e a preparação de parcelas para ações de fogo controlado.

Para o corrente ano, está ainda prevista para Covas uma intervenção contínua numa área de 58 kms, cujo objetivo final é a preservação do perímetro florestal e, consequente, prevenção contra incêndios.