Taça Ibérica de Trail em Vila Nova de Cerveira

2016/04/04

Nos próximos dias 6 e 7 de Maio decorre em Vila Nova de Cerveira a Taça Ibérica de Trail, prova que conta com três distâncias: 50km, 21km e 10km. Este evento de trail running é já destaque no calendário nacional, quer pela beleza da paisagem envolvente, quer pela dureza do traçado.

A região do Minho tem-se destacado nos últimos tempos por intensa actividade ligada ao Trail Running, seja pelo número crescente de provas, seja pela qualidade dos atletas e equipas oriundas desta região. De facto, o Minho possui condições óptimas para a prática da modalidade e que atraem para si os amantes da mesma.

Neste ambiente favorável nasceu a Taça Ibérica de Trail, prova organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, pelo Concello de Tomiño (Espanha), pela EDV-Viana Trail e pela Xlife Events, unindo o Minho à Galiza num evento único.

A prova reparte-se por 3 distâncias:

O Trail Ultra 50km, que tem início no dia 7 às 08h00 e que percorre caminhos e trilhos do Concelho de Vila Nova, na distância aproximada de 50 km e 3.100 metros de desnível acumulado positivo, com início e fim em Vila Nova de Cerveira.

O Trail 22km, inicia-se uma hora depois, com desnível acumulado positivo de aproximadamente 1500 Mts, sendo a única prova de grau IV para a distância em Portugal, classificação ATRP (Associação de Trail Running Portuguesa).

O Mini-Trail/Caminhada 10km, arranca às 10h00, também em Vila Nova de Cerveira.