Pedalarte com atividade intensa em abril

2016/04/07

Decorreu, no passado dia 2 de Abril, na localidade da Lousada, a primeira edição de uma corrida de 100 quilómetros, em estrada, no território nacional, apelidada de 100K Portugal.

Este tipo de prova - bastante tradicional em outros países europeus como é o caso de Espanha e cujo seu campeão também marcou presença neste evento - tem a particularidade de ser realizado num circuito totalmente fechado, neste caso com a distância total de 2300 metros tendo os seus participantes de realizar um total de 43 voltas num período de tempo máximo disponibilizado pela organização de 15 horas.

Apaixonado pelas longas distâncias em corrida, o atleta da Pedalarte, Rui Viana, não quis perder a oportunidade de testar os seus limites e tentar entrar para a história deste evento como sendo um “finisher” desta primeira edição. Tendo delineado como objetivo terminar a prova com um tempo aproximado às 10 horas, Rui Viana superou bastante as suas espectativas e conseguiu perfazer a distância total dos 100 quilómetros em 9 horas e 14 minutos terminando a prova num meritório 6º lugar da classificação geral e 4º lugar do seu escalão de idade.

Com um ritmo muito constante desde o primeiro quilometro até ao final, sempre com bastante cuidado na alimentação e hidratação o atleta apenas teve de superar algumas dificuldades relacionadas com dores no joelho esquerdo a partir dos 70 Km de prova principalmente devido aos impactos suportados pelo mesmo numa pequena descida existente no circuito, destaca também alguma chuva que apareceu nas ultimas horas da prova que também lhe provocaram algumas bolhas no pés mas em nada impediram de concluir este desafio desta maneira tão brilhante.

No dia seguinte, 3 de Abril, foi a vez de Tiago Covinha alcançar um excelente 11º lugar da geral e 8º lugar do seu escalão de idade no 2º Trail de Esposende realizado na distância de 31 quilómetros. O atleta da Pedalarte, apaixonado por esta vertente da corrida, não perde nenhuma oportunidade de marcar presença neste tipo de provas apurando ao máximo a sua preparação de cara ao objetivo principal da época, Northwesttriman, um triatlo de longa distância realizado na vizinha Espanha no mês de Junho.

Enquanto o tempo não aquece e os triatlos existentes em Portugal se realizam todos no Sul do país, a Pedalarte realizará vários duatlos já neste mês de Abril. Póvoa de Varzim, Viana do Castelo e Lamego serão alguns exemplos onde a equipa estará presente na máxima força.

A equipa agradece como sempre aos seus patrocinadores – Optiminho, Mármores Ramalhosa, por manter a confiança e acreditar sempre no trabalho realizado bem como à Camara Municipal e Junta de Freguesia de Vila Nova de Cerveira por todo o apoio prestado até à data essencial para podermos estar presentes nestas competições.

Texto da responsabilidade da Pedalarte