Covas na rota do slalom nacional e internacional

2016/04/07

A freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira, volta a ser palco, este fim-de-semana, de uma competição de alto nível na modalidade de slalom. Depois da Taça Ibérica de Slalom, que já vai na VII edição, a localidade recebe, pela primeira vez, uma prova a contar para o Campeonato Nacional de Slalom 2016 e promove a I Taça de Covas de Slalom.

Bafejado por uma beleza natural ímpar e propícia à prática desportiva ao ar livre, o concelho de Vila Nova de Cerveira continua a despertar o interesse de várias federações para integrar o calendário desportivo nacional e internacional. O sucesso da Taça Ibérica de Slalom de Covas propiciou a vontade de se realizarem mais duas provas de slalom distintas e inéditas no concelho: o Campeonato Nacional de Slalom para atletas nacionais e a Taça de Covas de Slalom para participantes nacionais e estrangeiros.

Ao longo de 300 metros no rio Coura, cerca de 100 atletas de várias categorias – cadetes, juniores, e veteranos C1, K2 e C2 masculino e feminino -, vão desafiar, este fim-de-semana, as águas bravas daquele troço de água, procurando obter a melhor classificação na prática da modalidade. Do lote dos melhores resultados vão ser selecionados ainda os atletas que passam a integrar a equipa nacional no próximo Campeonato Europeu.

“Este é mais um exemplo e reconhecimento da adoção de uma política municipal de incentivo, apoio e divulgação dos recursos naturais do território, das excelentes infraestruturas existentes, do trabalho desenvolvido e dos meritórios resultados alcançados pelas diversas coletividades do concelho. Mantemos a aposta nas provas já consolidadas, mas também somos ambiciosos em procurar atrair outras dinâmicas que elevem ainda mais o nome do concelho nesta área”, assegura o autarca cerveirense, Fernando Nogueira.

Com organização da Federação Portuguesa de Canoagem, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, e demais entidades, o programa do Campeonato Nacional de Slalom 2016 e da I Taça de Covas de Slalom integra, no sábado, a realização das eliminatórias e semifinais de caráter aberto para a Taça Covas e, no domingo, decorrem as finais e a entrega de troféus.