“Diogo Piçarra em Pessoa” no Cineteatro de Cerveira

2016/04/12

O músico Diogo Piçarra vai apresentar, esta sexta-feira, 15 de abril, em Vila Nova de Cerveira, o projeto “Diogo Piçarra em Pessoa”, dirigido a alunos do 7º ao 12º anos. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Integrada na Festa do Livro e da Leitura de Vila Nova de Cerveira, este é um projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, da autoria do músico Diogo Piçarra. “Diogo Piçarra em Pessoa” inclui a edição de um livro, a exibição de uma peça de teatro e a adaptação musical de poemas.

No livro, com o mesmo nome do projeto, Piçarra reinventa-se em Pessoa e na sua heteronímia, apresentando uma reconstrução de 20 poemas pessoanos, tendo por base as suas próprias vivências e as vivências dos seus próprios heterónimos, concebidos para o efeito. O livro tem uma natureza interativa, onde o leitor é desafiado a criar a sua própria versão dos poemas de Fernando Pessoa e a construir a biografia dos seus heterónimos.

A dramatização dos poemas resulta na montagem e exibição de uma peça de teatro, onde Pessoa e Piçarra (e respetivos heterónimos) se confrontam, em diálogos complexos, mas entusiasmantes, sobre as suas perceções da vida.

Numa terceira parte, o projeto também incluiu a adaptação musical de dois poemas do livro: um poema de Fernando Pessoa e a reconstrução do mesmo pelo Diogo Piçarra.

“Diogo Piçarra em Pessoa” é dirigido aos alunos do 7.º ao 12.º anos de escolaridade, estando igualmente aberto à população em geral. A apresentação do projeto em Vila Nova de Cerveira decorre esta sexta-feira, 15 de abril, pelas 21h30, no Cineteatro de Cerveira. Entrada gratuita.