Cerveira e Tomiño estreitam laços culturais e desportivos com programação conjunta

2016/04/19

Oito eventos, 2500 participantes e um investimento global de 100 mil euros. Vila Nova de Cerveira e Tomiño apresentaram, esta manhã, a primeira agenda cultural e desportiva conjunta a implementar no presente ano. Objetivo das autarquias é alargar esta cooperação transfronteiriça às áreas da educação e social.

Está dado mais um passo no fortalecimento das relações entre as duas localidades vizinhas de Vila Nova de Cerveira e Tomiño. Com forte ligação à vertente artística e com inúmeras potencialidades naturais, com destaque para o rio Minho, Cerveira e Tomiño apostam num vasto e partilhado programa de atividades culturais e desportivas, umas já consolidadas e outras mais recentes.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e a Alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, acompanhados pelas responsáveis pelos pelouros da cultura, Aurora Viães e Cristina Martinez, apresentaram, em conferência de imprensa no Fórum Cultural de Cerveira, a calendarização das iniciativas, assim como a sua importância para as populações.

No total, são oito eventos a decorrer entre abril e setembro, com uma estimativa de 2500 participantes e de alguns milhares de visitantes. A primeira iniciativa comum acontece já entre esta quarta e sexta-feira, com o EDUCARTE – Mostra de Arte Infanto-Juvenil que, apesar da sua sétima edição, é a primeira vez que envolve a participação de estudantes de Tomiño. Esta ‘bienal dos pequeninos’ acolhe 10 escolas num total de 1300 alunos das duas margens do rio Minho.

Para o mês de maio, a aposta recai em duas iniciativas de cariz desportivo entre o rio Minho e a montanha. A 01 de maio realiza-se mais uma Regata Internacional Ponte da Amizade com a participação de 24 equipas e um total de 450 atletas oriundos de Portugal e Espanha. Já no fim-de-semana seguinte, 7 de maio, tem lugar a II Taça Ibérica de Trail que cativa o interesse de mais de meio milhar de atletas amadores e profissionais. Em junho, Cerveira recebe um concerto da Escola de Música de Tomiño, um certame que pretende dar a conhecer esta instituição e o seu trabalho aos jovens cerveirenses.

O Triatlo da Amizade chega a 18 de setembro com centenas de participantes, desde os mais jovens aos adultos. Já entre 23 e 30 de setembro, o II Simpósio de Escultura do Minho regressa para dar continuidade ao sucesso de 2014, este ano, a decorrer em Vila Nova de Cerveira com a presença de quatro escultores de quatro países diferentes a construir in loco quatro peças de escultura de grandes dimensões que, posteriormente, servirão para enriquecer os espaços públicos das duas localidades. Para finalizar, a dinamização de um programa de ‘Desporto para Todos’ dirigido à população com mais de 55 anos através da organização de atividades lúdicas, passeios, caminhadas, entre outras.

Os dois autarcas realçaram que esta agenda Cerveira-Tomiño visa uma planificação conjunta, de forma a evitar duplicações e criar complementaridades, contribuindo para o enriquecimento da oferta cultural e desportiva à disposição dos munícipes e dos seus turistas e visitantes.

Depois da vertente cultural e desportiva, Cerveira e Tomiño pretendem alargar esta programação comum às áreas educativa e social. Para o efeito, também já estão a decorrer grupos de trabalho temáticos com a participação de entidades e associações dos dois concelhos para auscultar e definir linhas de orientação para execução futura.