“Cerveira já marcou a sua posição no Trail Running”

2016/04/28

A escassos dias da sua realização, a II Taça Ibérica de Trail Cerveira-Tomiño não só duplicou o número de inscritos, como também já despertou o interesse de entidades responsáveis que vão avaliar a integração da prova no calendário do circuito nacional. Organização apresentou publicamente as novidades do evento agendado para 07 de maio.

É a contagem decrescente para a II Taça Ibérica de Trail, cujos preparativos estão a decorrer a um ritmo excelente. A confirmação de que o sucesso da primeira edição foi amplamente superado no presente ano foi dada esta manhã, durante a apresentação pública do evento, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, da EDV – Escola Desportiva de Viana, José Carlos Alcobia, e da Viana Cycle, Aires Rocha.

Pela excelência das condições naturais e técnicas, este trail duplicou a adesão de participantes, passando de 350 para os 750, encontrando-se entre eles grandes nomes do trail nacional, como por exemplo Luís Duarte, e de equipas sensações do Circuito Nacional que se juntam à prova dos 21km. Não obstante, a Associação de Trail Running de Portugal e a Federação Portuguesa Sky Running também são presença confirmada, de forma a avaliar o percurso e as condições para poder integrar a prova no circuito nacional já no próximo ano.

Ressalvando a importância de “um crescimento sustentado da atividade, mantendo a mesma qualidade”, o autarca cerveirense, Fernando Nogueira, sublinhou um evento que alia desporto e convívio, às boas condições para a prática da modalidade e com um impacto muito positivo na consolidação do intercâmbio transfronteiriço entre Cerveira e Tomiño.

Quando questionado sobre o elemento diferenciador do Trail de Cerveira, Carlos Alcobia, da EDV Viana, não tem dúvidas: “A dureza do percurso pelas caraterísticas naturais que apresenta é aquele fator que mais marca este evento. É uma prova muito técnica e apelativa que se constitui como um verdadeiro desafio a todos os atletas. Para terem uma ideia, numa escala de dificuldade de 1 a 4, o Trail Curto 21k é avaliado com o grau 4”. E acrescentou: “Cerveira já marcou a sua posição no Trail Running e, este ano, o nível competitivo é mais elevado”.

Entre as novidades introduzidas nesta segunda edição está a instalação do ponto de partida e chegada em pleno centro histórico (Praça Alto Minho), bem como a realização do I Sunset Ibérico após a entrega de prémios. Ao nível técnico, cada prova também apresenta algumas alterações relativamente ao ano passado, nomeadamente a atribuição de alguma competitividade à Caminhada/Mini Trail 10km, com tempos e classificações; uma maior interação com a população de algumas freguesias e um desnível mais elevado no Trail Curto de 21km e no Ultra Trail 50km.

Com vários postos de abastecimento colocados estrategicamente ao longo do percurso, a organização deixa algumas recomendações para a superação do desafio: uma alimentação saudável e muita atenção com a hidratação, uma boa preparação física e o uso de material adequado às necessidades de cada um.

A Taça Ibérica de Trail Cerveira-Tomiño decorre sábado, 07 de maio, com partida e chegada do centro histórico. A prova dos 50km tem início às 08h00 e conta com um máximo de 150 atletas. Às 09h30 arrancam os inscritos no Trail Curto 21km, cerca de 400, e os do mini Trail 10km, um total de 200. A entrega dos prémios decorrerá antes do início do I Sunset Ibérico, a ter lugar entre as 16h00 e as 21h00, na Praça Alto Minho.