Fórum Cultural encheu para homenagear Vitorino de Almeida e Eugénio de Andrade

2016/05/02

A sala encheu para homenagear Victorino D’Almeida e Eugénio de Andrade, com duas exposições promovidas pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. O evento contou, entre outras personalidades, com a presença do Maestro Victorino D’Almeida e do embaixador do Japão, Hiroshi Azuma, no âmbito de uma visita oficial a Vila Nova de Cerveira.

Aos 76 anos, António Victorino D’Almeida estreou-se nas artes plásticas em Vila Nova de Cerveira, dando a conhecer ao público, através da exposição “Storyboard”, esta sua faceta desconhecida. Segundo o Maestro, os mais de oitenta desenhos ilustram “temáticas e situações relacionadas com o absurdo” da sua infância e juventude. Cada peça faz-se acompanhar por uma legenda, que enriquece a “coletânea de disparates”, como refere o artista.

Foi ao som da declamação de poemas de Eugénio de Andrade que a mostra “Cumplicidade sobre um corpo” foi apresentada. No total, encontram-se patentes 14 obras de artistas como José Rodrigues, Artur Moreira ou Emerenciano, que recordam, através das artes plásticas, este que foi um dos mais lidos e traduzidos poetas portugueses. Segundo o organizador da exposição, António Oliveira, em cada peça é possível “desvendar a cumplicidade entre a poesia e as artes plásticas, e participar na magia que a evocação de uma e de outra arte permite fantasiar”.

O evento encerrou com Conferência-Concerto "A Portugalidade", do Maestro António Victorino d’Almeida e de Miguel Leite, com a participação especial de Carlos Lacerda, que evocou características intrínsecas de Portugal, abordando figuras da cultura portuguesa como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Carlos Paredes, além de importantes compositores portugueses como Frederico de Freitas, Joly Braga Santos, entre outros.

As exposições de homenagem a estes dois ícones da cultura portuguesa estarão patentes até 21 de maio. A entrada é livre.