DRCN apresenta ‘Património no Território’ em Cerveira

2016/05/12

Até ao final do presente ano letivo, a Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira acolhe a exposição itinerante ‘Património no Território’, promovida pela Direção Regional Cultura do Norte (DRCN) com o apoio do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. Objetivo é a sensibilizar e envolver os jovens na temática.

Esta mostra itinerante foi especialmente concebida para o público escolar entre os 12 e os 17 anos, com o objetivo de sensibilizar para a importância do património cultural – imóvel e imaterial -, enquanto memória coletiva, mas também como marcas físicas no território que constituem pontos de referência para o ordenamento do território e para a requalificação urbana.

‘Património no Território’ procura abordar a evolução do conceito de Património, as metodologias utilizadas para o proteger e os principais monumentos e conjuntos do Norte de Portugal, bem como dar a conhecer a ação da Direção Regional de Cultura do Norte no estudo, preservação e divulgação do mesmo.

Composta por um conjunto de painéis, a exposição comporta textos, sons e imagens, e incorpora ainda um monitor em que são exibidos diaporamas elucidativos de vários aspetos patrimoniais do Norte de Portugal.

‘Património no Território’ nasce da vontade da DRCN integrada numa candidatura conjunta apresentada com a Junta de Castela e Leão ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal e executada pela empresa Arqueologia e Património.

A exposição estará patente entre esta sexta-feira e o final do ano letivo na Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira.