Passar para o Conteúdo Principal

Poeta galego Manuel Maria homenageado em dia de aniversário do ‘Chá com Letras’

7  aniversario cha com letras site 1 980 2500
2016/05/23

A Comunidade de Leitores de Vila Nova de Cerveira – ‘Chá com Letras’ assinala, esta quarta-feira, mais um aniversário com uma sessão especial dedicada ao poeta Manuel Maria, homenageado no Dia das Letras Galegas 2016. A Biblioteca Municipal convida a população a participar nesta atividade que conta com a presença de Esperanza Vázquez.

Porque o dia de aniversário é sempre um dia de comemoração, os fiéis participantes na Comunidade Leitores são presenteados com uma ação muito peculiar para assinalar o 7º ano de existência, ao mesmo tempo que procura cativar potenciais interessados pela descoberta e aventura em torno do mundo das letras.

Perante os elos de ligação e a interação com a vizinha Galiza, esta quarta-feira “Manuel Maria cruza o Minho”. Trata-se de uma sessão literária de proximidade a este autor muito singular que os galegos homenagearam no passado Dia das Letras Galegas do corrente ano. Esperanza Vásquez é a narradora convidada que tratará de abordar o “Minho como união da Galiza com Portugal”, mostrando esta “artéria caudal” oferecida pela obra do poeta da Terra Chá.

A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira já dispõe de alguma bibliografia do autor disponibilizada pela Casa Museu Manuel Maria, nomeadamente “Os Lonxes do Solpor” (poesia), “Cecais hai unha luz” (poesia), “Galiza” (ensaio), “O Bigote de Mimí” (infantil), “Os Soños na Gaiola” (infantil), “O Tempo Vital de Manuel Maria, ensaio literário de Camilo Gómez Torres”.

De sublinhar que Esperanza Vázquez é mestre especializada em Educação Artística. As montagens das sessões literárias que organiza para o público infantil, familiar ou adulto, integram componentes visuais, musicais e dramáticas. Além de docente, publicou uma coleção de livros de educação musical e, como narradora, tem realizado espetáculos em colégios, livrarias, bibliotecas e jornadas educativas. Atualmente é mestra no CEIP de Sobrada (Tomiño) e colabora nas montagens da Orquestra de Cámara Lira.

Todas as quartas-feiras, a Comunidade de Leitores de Vila Nova de Cereira, constituída por cerca de 20 pessoas, reúne-se na Biblioteca Municipal para a iniciativa ‘Chá com Letras’. Trata-se de um momento de partilha, reflexão e debate de ideias a partir do livro e da leitura, sob coordenação da Profª. Maria José Areal que encarna esta caminhada de descoberta e aprofundamento do património literário legado por autores portugueses com enorme entusiasmo.

Com uma dinâmica desde 2009, o ‘Chá com Letras’ está aberto a interessados em participar que só têm que comparecer na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, às quartas-feiras das 15h30 às 17h30.