Passar para o Conteúdo Principal

Agenda Estratégica Cerveira-Tomiño reuniu 40 entidades para delinear projetos comuns

Img 4286 1 980 2500
2016/05/24

Cultura/Desporto, Educação e Ação Social são as três áreas que a cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiño está a trabalhar para a apresentação de iniciativas comuns. Para que os projetos resultem de uma participação cívica ativa, os dois concelhos avançaram com a realização de três grupos de trabalho temáticos constituídos por diversas entidades dos dois lados da fronteira.

Cerca de 40 entidades e associações portuguesas e galegas participaram, entre abril e maio, nos três encontros temáticos organizados no âmbito da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño 2014-2020. A 19 de abril, 03 e 19 de maio foram discutidas algumas ideias de iniciativas a desenvolver, bem como a identificação de eventuais entraves que poderão ocorrer na respetiva concretização.

Encarando estas sessões como uma oportunidade para se conhecerem melhor e partilhar linhas de atuação específicas que possam ser transvasadas para um conceito transfronteiriço, os representantes das entidades e associações de Cerveira e Tomiño dinamizaram, em cada Grupo de Trabalho, momentos de debate muito profícuos, potenciando a abertura para algumas parcerias futuras nas três áreas identificadas como prioritárias – Cultura/Desporto, Ação Social e Educação.

Após o cruzamento e definição de pontos convergentes, as autarquias de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño vão avançar, nas próximas semanas, com o levantamento dos recursos relevantes para o desenvolvimento das atividades sinalizadas pelos respetivos grupos. Para esse efeito, os participantes vão receber as fichas com as ideias para serem completadas e devolvidas ao comité de coordenação que procederá à sua sistematização.

Por ser um trabalho de continuidade, as próximas reuniões estão agendadas para junho e julho, nas quais cada grupo decidirá sobre as propostas que avançam para votação no orçamento participativo transfronteiriço.

De sublinhar que o projeto da ‘Agenda de Cooperação Transfronteiriça - Amizade Cerveira-Tomiño’ tem como objetivo a procura de um crescimento sustentável deste território comum, através da apresentação de propostas e escolhas exercida de forma democrática e inovadora ao nível transfronteiriço, implicando os cidadãos de Cerveira e Tomiño na formulação de soluções para necessidades comuns.

Desde que deu os primeiros passos, formalmente, a 11 de junho de 2014, com a assinatura da Carta da Amizade, os concelhos de Cerveira e de Tomiño tem vindo a envolver as populações na definição de uma programação e gestão compartilhada que confira um caráter único a este projeto de cooperação transfronteiriça.