Passar para o Conteúdo Principal

Participação cívica de estudantes valorizada pela Câmara Municipal

Iiuuui 1 980 2500
2016/05/30

Sob a premissa de incentivar o interesse dos jovens pela cidadania ativa e pela política, a autarquia cerveirense tem apoiado diversas atividades desenvolvidas neste âmbito. Transporte para visita de estudo à Assembleia da República e participação na petição pública para alteração da lei das finanças locais são os mais recentes apoios.

Integrado nos projetos “Parlamento Jovem” e “EuroEscola”, um grupo de 18 jovens do 8º ao 12º ano de escolaridade a frequentar a EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira vai realizar, no próximo dia 07 de junho, uma visita de estudo à Assembleia da República e ao Museu da Presidência. Atenta à importância que o contacto com a história deste órgão representativo dos portugueses pode ter no aperfeiçoamento de conhecimentos adquiridos no contexto da sala de aula, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na reunião de 25 de maio, a cedência de transporte e o pagamento das refeições aos participantes.

Segundo a vereadora da educação, Aurora Viães, as visitas in loco são consideradas uma das estratégias mais estimulantes no sistema educativo, pois a saída do espaço escolar assume um carácter motivador para os alunos. “São, sem dúvida, uma oportunidade de aprendizagem que proporciona o desenvolvimento de técnicas de trabalho, facilita a sociabilidade e favorece a aquisição de conhecimentos, promovendo a interligação entre a teoria e a prática, a escola e a realidade”, realçou.

De sublinhar que, igualmente no âmbito do projeto "Parlamento dos Jovens", foi lançada pelos alunos do ensino secundário da EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira uma petição pública em prol da alteração dos atuais critérios de atribuição do Fundo Geral Municipal (lei n.º 73/2013, art.º 32º). O objetivo desta petição é proporcionar uma maior dotação financeira aos municípios portugueses mais afetados pelo problema da desertificação, permitindo-lhes maior capacidade de investimento e, consequentemente, de fixar as populações.

Após o trabalho de parceria desenvolvido com o Departamento de Geografia da Universidade do Minho, e da jornada de trabalho realizada com vários Presidentes de Câmara e Presidentes de Assembleias Municipais do distrito de Viana do Castelo, - na qual o Município de Vila Nova de Cerveira esteve representado pelo autarca Fernando Nogueira e pelo representante da Assembleia Municipal Ana dos Santos -, os jovens cerveirenses apresentam a proposta para a “Alteração dos Critérios do Fundo Geral Municipal (lei das finanças locais)” que pode ser consultada e votada através do link: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80848