Causa animal une-se à arte cerveirense

2016/06/01

"Os Animais de Todos e de Ninguém" é o mote da Exposição de Obras de Artistas Plásticos e Escolas, cuja inauguração acontece este sábado, na Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira. Mostra visa sensibilizar para os princípios do bem-estar animal e angariar verbas para a atuação da Associação Patas e Patas.

Lançado o desafio pela Associação Patas e Patas, os vários estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Cerveira prontamente assumiram o compromisso. Ao longo do presente ano letivo, crianças e jovens do Agrupamento de Escolas, da Creche do Centro de Apoio Social às Empresas, da Escola Superior Gallaecia, da ETAP, do Colégio de Campos e da Santa Casa da Misericórdia transformaram-se em pequenos artistas, cuja musa inspiradora eram os ‘amiguinhos de estimação’.

Por si só, e como seria de esperar, o tema já suscitou muita recetividade. A adesão superou todas as expetativas e a criatividade e imaginação deram lugar a verdadeiras obras de arte. E assim surgiu o projeto "Os Animais de Todos e de Ninguém" promovido pela Associação Patas e Patas, em colaboração com as escolas do concelho, a Câmara Municipal e o Conselho Local de Ação Social, mas também a participação de alguns artistas de renome como Henrique do Vale, Cabral Pinto, Fernanda Araújo, Henrique Silva e Margarida Leão.

Com esta ação, a Associação Patas e Patas pretende transmitir a mensagem de que os animais considerados de rua e/ou sem dono são na realidade uma responsabilidade de todos, no sentido em que, se cada um agir de acordo com os princípios do bem-estar animal, essencialmente esterilizando e vacinando, a problemática teria uma outra dimensão.

De realçar que os presentes trabalhos que integram a Exposição de Obras de Artistas Plásticos e Escolas já foram expostos durante o VII Educarte que decorreu no final de abril, no Fórum Cultural, acolhendo um feedback extremamente positivo. A partir deste sábado, as obras vão estar expostas na Loja Interativa de Turismo e no Salão Multiusos do Cineteatro de Cerveira, até ao dia 25 de junho.

O projeto "Os Animais de Todos e de Ninguém" terminará com um Jantar Solidário no dia 16 de julho, no INATEL Cerveira, com o objetivo de leiloar as obras de arte e para o qual estão todos convidados!