Circo, zumba e muitas prendas marcaram o Dia Mundial da Criança

2016/06/02

Um dia especial com protagonistas únicos só poderia ser assinalado com várias surpresas. Em Vila Nova de Cerveira, o Dia Mundial da Criança celebrou um dos maiores direitos da ‘gente de palmo e meio’: BRINCAR. Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas e CPCJ proporcionaram atividades lúdicas que cativaram o interesse da pequenada.

“Este dia foi como estar no paraíso”. Porque o que conta são as emoções manifestadas, não há melhor sentimento do que ser abordado por uma criança a expressar um sincero e voluntário agradecimento à autarquia, através de palavras acompanhadas por um contagiante sorriso e um olhar a expandir alegria. Pelas expressões, este foi sem dúvida um dia inesquecível para todos.

De manhã até ao final do dia, dentro e fora das salas de aula, cerca de 600 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Vila Nova de Cerveira foram mimadas de diversas formas por várias entidades naquele que era o seu dia.

Equiparado a um aniversário, no Dia Mundial da Criança não podiam faltar as ‘prendinhas’. Assim, a Vereadora Aurora Viães, acompanhada pelo diretor do Agrupamento de Escolas, Professor Venceslau Artur Teixeira, surpreendeu as crianças em plena sala de aula para os felicitar e oferecer um ‘saquinho’ especial. Ao ‘yeahhh’ em uníssono, a pequenada recebeu da autarquia um conjunto de raquetes e um disco voador num saquinho que puderam personalizar com pinturas alusivas à efeméride e à inclusão social.

Mas havia mais: a CPCJ de Vila Nova de Cerveira, representada pelos elementos Ana Paula Maia, Isabel Bacelar e Ângela Mendes, juntaram-se à festa e, relembrando que brincar é um dos muitos direitos que têm, ofereceram a cada estabelecimento de ensino um ‘pack de jogos’ para “brincarem em equipa” – bolas, elásticos, cordas e cartas.

Hora de intervalo: eis que o espaço de recreio dos Centros Escolares foi transformado numa aula de zumba infantil. A atividade ao ar livre teve uma enorme adesão, com a ‘gente de palmo e meio’ a mostrar os dotes de dança.

‘A cereja no topo do bolo’ estava reservada para o período da tarde: “Temos mais uma surpresa. Sabem onde vão depois do almoço?”, perguntava a Vereadora. A resposta foi imediata: “Siimmmmm, ao circo”. E assim foi, o Município cerveirense ofereceu a entrada para o maior espetáculo do mundo, o circo. Animais, palhaços, malabaristas e acrobatas hipnotizaram este público que se revelou muito interativo e eletrizante.

Não restam dúvidas que brincar era a palavra de ordem neste Dia Mundial da Criança 2016, e cumprido em Vila Nova de Cerveira!

• imagem