Autarquia atualiza Serviço de Teleassistência aderindo ao telemóvel “True-Kare”

2016/06/07

Procurando oferecer o melhor acompanhamento à população idosa mais isolada do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a proceder à substituição da pulseira/colar associada ao Serviço de Teleassistência por uma solução mais eficiente materializada numa aplicação móvel.

Colocar os mais recentes avanços tecnológicos à disposição de um serviço de qualidade no apoio social, saúde e segurança da população idosa mais carenciada e isolada do concelho é o objetivo deste novo conceito articulado entre a autarquia e a empresa TCare, Conhecimento e Saúde e que, numa primeira fase, abrange os 30 idosos que já usufruíam da pulseira/colar.

“Fomos percebendo que o sistema em curso da pulseira/colar com botão de acionamento já não respondia às necessidades reais dos seus utilizadores, quer devido a problemas técnicos que foram surgindo, quer à própria dificuldade na adaptação. Acreditamos que a adesão ao telemóvel revela-se como a forma mais prática e funcional para oferecer uma resposta imediata em situações de urgência e/ou um apoio permanente no âmbito do conceito ‘voz amiga’”, assegura Aurora Viães, Vereadora com o pelouro da Ação Social.

O telemóvel “True-Kare” permite aos utilizadores usá-lo nas suas rotinas diárias sem comprometimento da segurança e bem-estar. Para acionar o sistema apenas têm de carregar numa tecla de alerta pré-definida, de forma a obterem assistência imediata por um serviço de atendimento 24 horas por dia. A chamada é atendida exclusivamente por profissionais de saúde que já dispõem do perfil e ficha do utente associado, nomeadamente condições básicas de saúde (medicação, alergias, hipertensão…), localização (morada, familiares e vizinhos mais próximos…) e contactos diferenciados em caso de urgência para posterior reencaminhamento.

Os novos dispositivos móveis estão a ser entregues aos 30 idosos identificados pelos Serviços Municipais de Intervenção Social da autarquia cerveirense sem qualquer custo económico, uma vez que todos os encargos financeiros serão suportados pelo Município.

O objetivo no futuro é alargar o Serviço de Teleassistência a mais idosos necessitados, sendo que potenciais interessados na adesão podem contactar a junta de freguesia e/ou a Câmara Municipal, para análise técnica de preenchimento de requisitos.