Passar para o Conteúdo Principal

Comédias do Minho + Teatro a quatro = Ópera Fernália, uma novela musical

Com dias do minho   teatro a quatro  pera fern lia  uma novela musical 1 980 2500
2015/06/30

As Comédias do Minho apresentam Ópera Fernália, uma novela musical com criação de Tânia Almeida e Joana Magalhães, e cuja estreia acontece, esta sexta-feira, pelas 21h30, no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira.
Uma novela interativa, que se parece com ópera e com cinema, e com um jogo de futebol, mas que não deixa de ser o que é, uma novela trazida para o teatro, que é levado para a tela e que viaja até à estratosfera. As Comédias do Minho partiram da ideia de uma ficção televisiva, de uma telenovela transposta para um palco, com a possibilidade de brincar com o formato e os seus códigos. E pelo caminho encontram a "Lulu" personagem de "O Espírito da Terra" de 1895 de Frank Wedekind.
Segundo a sinopse da peça: “O que a "Lulu" trouxe foi um sentimento de voracidade, pela vida e o que ela contém, a vontade de vivê-la tão intensamente que só o indivíduo e os seus apetites e desejos importam, como se à vida na terra nenhuma outra se seguisse, "live fast, die young". É nesta dança da vida que seguimos "Lulu" acompanhados de um sentimento de impotência face ao real. O real que tantas vezes teima em estragar-nos a festa, sendo rude ou entediante, até ao ponto em que mesmo que venha com boas intenções lhe queremos barrar a entrada”.
“E é nesta luta contra o tédio, o aborrecimento e o real que vamos dançando até chegar à dança da morte, onde tudo estranhamente parece começar a ter significado. A vida encarada como momentos, flashes, sequências coladas umas às outras, que em final de balanço nos fazem pensar "tanto barulho por nada", e tudo a caminhar em direção ao letreiro "The End".
A Ópera Fernália tem estreia agendada para Vila Nova de Cerveira, esta sexta-feira e sábado, às 21h30, no Cineteatro de Cerveira.