Passar para o Conteúdo Principal

Assembleias Participativas para o OP 2015 na reta final

Assembleias participativas para o op 2015 na reta final 1 980 2500
2015/06/29

Realizadas nove Assembleias Participativas, já há cerveirenses interessados na formalização de propostas para apresentar projetos concretos que gostariam de ver implementados no concelho. O período de submissão de propostas termina a 16 de julho. Consulte o portal http://op.cm-vncerveira.pt
Com metade das freguesias de Vila Nova de Cerveira percorridas para esclarecer e auscultar a população sobre o processo do OP, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira sublinha que, apesar da participação não ser a desejada, há a realçar um debate profícuo em torno da importância deste mecanismo de cidadania ativa e o surgimento de algumas e interessantes propostas num avançado estado de formulação.
As Assembleias Participativas estão a decorrer desde o início do mês de junho, e têm por objetivo discutir e esclarecer a população sobre o Orçamento Participativo e receber propostas. Para esta fase final estão ainda agendadas sessões de participação pública em Vila Meã (01 de julho, 21h00), Gondarém (03 de julho, 21h00), Mentrestido (04 de julho, 20h30), Sapardos (04 de julho, 22h00), Sopo (10 julho, 21h00), Covas (11 julho, 21h00).
A apresentação de propostas decorre até ao dia 16 de julho, devendo incidir em investimentos nas seguintes áreas: Inovação e Modernização; Reabilitação do Património; Área Social e Associativismo Jovem, no valor máximo de 90 mil euros para a vertente Geral e 10 mil euros para a vertente Jovem. 
Podem participar cidadãos com idades a partir dos 15 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho. Cada cidadão apenas pode apresentar uma proposta, que deve ser submetida na página http://op.cm-vncerveira.pt
Após a apresentação de propostas, decorre a fase de avaliação para, em setembro, ser aberta a votação. Todos os participantes tem direito a apresentar reclamação se assim o entenderem e tiverem fundamento.