Executivo reuniu com Secretária de Estado Adjunta e da Educação para debater Colégio de Campos

2016/06/22

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, o Presidente da Assembleia Municipal, Vitor Nelson Torres, e a Vereadora da Educação, Aurora Viães, foram recebidos, esta terça-feira, pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Drª. Alexandra Leitão, para abordar o fim do contrato de associação com o Colégio de Campos.

Após várias diligências para conseguir uma audiência com a tutela, os três representantes do Município de Vila Nova de Cerveira, acompanhados pela diretora pedagógica do Colégio de Campos, Professora Ana Rocha, deslocaram-se a Lisboa para debater assuntos subjacentes à política educativa municipal, com destaque para os constrangimentos educativos, sociais e económicos que o eventual encerramento do Colégio de Campos pode representar para o concelho.

A reunião serviu para o executivo cerveirense apresentar algumas propostas na perspetiva de viabilização do Colégio de Campos, apoiadas pela direção e pela gerência, e para as quais a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Drª. Alexandra Leitão, mostrou abertura. No entanto, e relativamente aos contratos de associação para o ano letivo 2016/2017 confirmou que não haverá recuo na posição já anunciada pelo Ministério da Educação.

Contudo, a Secretária de Estado Adjunta e da Educação abordou algumas opções educativas que podem representar uma janela de oportunidades e que a direção do Colégio de Campos vai analisar, com o objetivo de garantir o funcionamento do colégio.

Considerando a educação como um dos pilares que sustentam a democracia, o Município de Vila Nova de Cerveira tem acompanhado de perto a alteração das políticas de contratos de associação dos colégios, auscultando diferentes intervenientes quer em sede do Conselho Municipal de Educação, quer dos representantes das direções dos estabelecimentos de ensino do concelho.