Deslocação a Moxico para estudar futura cooperação

2015/06/26

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira integrou uma representação oficial à Província de Moxico, em Angola, liderada pela Associação de Municípios do Vale do Minho, que esteve, de 17 a 19 de junho, na capital Luena. Para além do contacto direto com o desenvolvimento realizado nos últimos anos naquela localidade, esta deslocação visou a celebração de cooperação futura entre entidades.
Em representação do Município cerveirense, o Presidente e o Vice-Presidente, Fernando Nogueira e Vitor Costa, respetivamente, fizeram parte de um intenso e produtivo programa de visitas a entidades e serviços governamentais, de apresentação de novos projetos em curso e do conhecimento in loco do grande esforço no progresso encetado nos últimos anos, em particular na cidade de Luena (antiga Vila Luso), capital da Província de Moxico.
A visita, que resultou de um convite endereçado pelo Governador de Moxico João Ernesto dos Santos ‘Liberdade’, em maio do ano passado, durante a deslocação de uma delegação angolana governamental e empresarial aos cinco municípios do Vale do Minho, serviu ainda para estudar a cooperação entre as entidades presentes, o Governo e a região, através da elaboração de propostas com vista à celebração de protocolos em algumas áreas de interesse mútuo, nomeadamente na formação e na promoção de oportunidades de negócios.
De salientar que Moxico é a maior província de Angola, com uma dimensão de 223 023 km² e uma população aproximada de 750 mil habitantes.