Crochet volta a sair às ruas de Cerveira com muitas novidades

2016/07/07

Até ao final do mês de setembro, Vila Nova de Cerveira veste-se de tradição e muita cor, prometendo cativar milhares de turistas nacionais e internacionais, com a II Edição do evento ‘O Crochet Sai à Rua’.

Tudo começou em 2014. O Município de Vila Nova de Cerveira, aliado ao Serviço do Turismo, lançou um desafio aos cerveirenses: pegar num resto de lã, tricotar um triângulo ou quadrado em crochet e fazer parte de um projeto único de ornamentação nas ruas da vila.

“Em 2016, o desafio é consolidar e afirmar o evento”, assegura Aurora Viães, Vereadora com o pelouro da Cultura. Para tal, este ano, devido ao sucesso de 2014, o “Crochet sai à Rua” começou por atribuir temas e proporcionar o envolvimento de IPSS’s, freguesias e comércio, tornando-o um projeto comunitário de intervenção que visa a decoração do centro histórico e a promoção e atratividade do concelho.

“Esta 2.ª edição reserva algumas novidades que irão surpreender miúdos e graúdos através de um roteiro pelo centro histórico”, explica a edil. Para além da realização de trabalhos ao vivo, as ruas do centro histórico serão embelezadas e decoradas de acordo com temas como o rio, o arco – íris, a feira do gado, entre outros.

De destacar peças como uma boneca de 6 metros de altura toda enfeitada em crochet, com um perfil dinâmico e interativo, à dimensão da casa onde funciona o atelier de crochet. Não passarão igualmente despercebidos os 11 cervos de cinco metros adornados com crochet, que remetem para cada freguesia do concelho.

As seis IPSS’s participantes possuem um espaço previamente definido para expor os trabalhos carinhosamente elaborados pelos utentes e a Universidade Sénior ficou encarregue da decoração do edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Vila Nova de Cerveira assume-se como a Vila das Artes e, sem exceção, apresenta-se como a capital da arte secular do crochet entre os meses de julho e setembro. Esta iniciativa levou a vila alto-minhota a vários cantos do mundo, conseguindo visitas de milhares de portugueses e estrangeiros em 2014, tendo-se afigurado um autêntico sucesso.