Aeródromo de CERVAL Ganha Novos Voos

2016/07/08

As Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira e Valença vão estabelecer um acordo de cooperação para a requalificação do Aeródromo de Cerval, este sábado, 9 de julho, às 12h30, nas instalações do equipamento. Esta parceria pretende requalificar e potenciar uma infraestrutura estratégica não só para Vila Nova de Cerveira e Valença, mas para todo o Alto Minho.

Localizado entre os concelhos de Vila Nova de Cerveira e Valença, este equipamento motiva o empenho das duas autarquias na sua potencialização. As obras de requalificação da estrutura, nomeadamente a pavimentação e aumento da pista, para os 750 metros, vão permitir melhorar as condições de segurança, funcionalidade e comodidade do Aeródromo, bem como reforçar a sua capacidade no contexto da Península Ibérica. As intervenções programadas vão abrir novas janelas de oportunidade à criação de condições para a realização de voos turísticos, reforçar o apoio à proteção das florestas da região, bem como acolher aviões ligeiros. De salientar que o Aeródromo de Cerval possui, ainda, uma importante localização estratégica no contexto do Alto Minho e do sul da Galiza.

Com certificação para aviação de ultraleves, pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), a 11 de fevereiro de 2009, a infraestrutura permite realizar eventos e receber aviões e pilotos de vários pontos do país e da Europa.

O Aeroclube de CERVAL é a estrutura associativa a quem compete a gestão da utilização do espaço. Esta associação foi formada por pilotos, portugueses e espanhóis, a 16 de setembro de 1992. Inicialmente contava com seis aviões, hoje, são já mais de 60 as aeronaves aqui estacionadas nos vários hangares, com uma área de cinco mil metros quadrados.

De registar que o aeroclube de CERVAL tem orgulho de não registar qualquer tipo de acidente desde a sua formação, tendo nas estatísticas mais de 30 mil horas de voo, o que daria para dar mais de 130 voltas ao planeta Terra.