‘O Mundo a Dançar’ esta noite em pleno centro histórico

2016/08/04

A garantia de qualidade, excelência e singularidade mantém-se, apenas o local é diferente. A 31ª edição do Festival Internacional de Danças Folclóricas – ‘O Mundo a Dançar’ decorre, esta noite, em Vila Nova de Cerveira em pleno coração da vila. Alteração do espaço já era solicitada pela organização há vários anos.

Do Auditório Municipal para uma praça mais central de Vila Nova de Cerveira. Este era um pedido que o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, entidade organizadora d’ “O Mundo a Dançar”, repetidamente apresentou à Câmara Municipal. A justificação prende-se com as diversões que, por esta altura, se instalam nos arredores daquele equipamento municipal para abrilhantar as Festas Concelhias.

Para um pleno desempenho dos participantes e usufruição do grande número de pessoas que assiste a este espetáculo de folclore do mundo, a autarquia cerveirense aceitou esta alteração para o Terreiro, de forma a proporcionar as melhores condições e a harmonizar-se com os restantes concelhos do alto-minhotos que recebem o evento nas suas praças centrais.

De salientar que o Festival é reconhecido pelo CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais, estatuto B da UNESCO, tendo de respeitar um conjunto de critérios de qualidade para continuar a ter esse estatuto.

Desta forma, e a partir das 22h00, alegria, cor, movimento e, acima de tudo, intercâmbio cultural sobem ao palco do Terreiro com as interpretações dos grupos oriundos da Argentina, Chechénia, Colômbia e Filipinas.

De 31 de julho a 08 de agosto, ‘O Mundo a Dançar’ está a percorrer nove concelhos do Alto Minho, cativando cerca de 100 mil pessoas. A entrada é livre.