Cena mítica do filme ET recriada em crochet

2016/08/08

Bem que a mensagem pode ser: "ET phone home" to say: I love Cerveira. ET e Elliot estão de visita à ‘Vila das Artes’ e prometem ser o centro das atenções de miúdos e graúdos. Esta é a mas recente ‘obra de arte’ em crochet exposta em Vila Nova de Cerveira, integrada no projeto ‘O Crochet Sai à Rua’.

De 1982, Hollywood, um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema, para 2016, Vila Nova de Cerveira, uma atração turística em crochet. A mítica cena de Elliot e o seu amigo extraterrestre a elevarem-se na bicicleta ao luar está recriada em crochet, em tamanho real (dois metros), na fachada do edifício da Câmara Municipal.

A criatividade e imaginação das mentoras e colaboradoras d ‘ O Crochet Sai à Rua’ não para, e continua a surpreender. Depois do crochet extravasar a área da cultura, tradição, etnografia, identidade, desporto e redes sociais, faltava a sétima arte.

A ideia foi surgindo aos poucos: primeiro uma bicicleta real toda ornamentada em crochet e que recolheu um feedback muito positivo, depois o ET por uma brincadeira e para complementar faltava mesmo o seu amigo Elliot. Assim surgiu o mote para recriar aquele que é o ponto alto de uma história que emocionou o mundo e conquistou inúmeros prémios, entre eles um Óscar em 1983: a amizade improvável e o apoio para fazer regressar o ET ao seu planeta.

A cena em crochet procura ser tão fiel à original tanto que, durante a noite, o ET ‘ganha vida’ através de um elemento que lhe é tão característico. E mais não se revela, quer saber qual? Fica o convite: se até o ET e o Elliot estão de visita a Vila Nova de Cerveira, de que está à espera? Traga os seus pequenos para ver esta nova criação em crochet e, quanto a você, venha recordar um dos maiores e populares sucessos cinematográficos de todos os tempos, dirigido por Steven Spielberg.

O ET, agora em crochet, num local bem perto de si: a fachada do edifício da Câmara Municipal.