Freguesia de Covas com incêndio totalmente extinto desde a madrugada de segunda-feira

2016/08/09

Apesar das notícias que têm sido veiculadas pelos vários órgãos de comunicação social nacional de que o concelho de Vila Nova de Cerveira, e mais concretamente a freguesia de Covas, surge como um ponto de ocorrência grave a nível de incêndio florestal, a Câmara Municipal informa que esta situação, que deflagrou em Paredes de Coura, já se encontra totalmente controlada e estável desde a madrugada segunda-feira, altura em que foi dado como circunscrito.

Mais se acrescenta que não há qualquer risco para as populações, assim como o Parque de Campismo de Covas não está, nem nunca esteve na área de influência de incêndio, nem da imensa nuvem de fumo que se propaga.

De sublinhar que o incêndio deflagrou, no domingo à tarde, nas imediações da A3, em São Martinho de Coura, Paredes de Coura, e passou à freguesia de Covas, no concelho de Vila Nova Cerveira, tendo sido minimizado graças ao excelente estado de limpeza dos caminhos florestais, corta-fogos e arrifes, bem como à pronta intervenção dos Bombeiros Voluntários, Unidade Local de Covas e Sapadores Florestais, com o apoio de populares.

As chamas chegaram a ameaçar fortemente os lugares de Ledo e Vilarinho, em Covas, mas nunca houve risco iminente para as habitações ali localizadas.

Felizmente, neste momento, o concelho de Vila Nova de Cerveira não tem registo de qualquer ocorrência de incêndio florestal.