Nobres Cavaleiros e Notáveis Senhoras, em terras de Cerveira vive-se a Festa da História

2016/08/16

Durante quatro dias, Vila Nova de Cerveira viaja até à Idade Média com um Mercado Medieval repleto de cor e música, recriando os hábitos e as vivências próprias da época. A edição 2016 da ‘Festa da História’ arranca já esta quinta-feira com o Cortejo Medieval pelas ruas do centro histórico, prolongando-se com um vasto programa até ao próximo domingo.

Perante um centro histórico decorado a preceito, mercadores e artesãos enchem as ruas de Vila Nova de Cerveira com demonstrações de ofícios e da arte de comerciar. Os visitantes podem apreciar e comprar a confeção ao vivo de calçado medieval, brasões, peles, cestarias, tear, joalharia, máscaras venezianas, esculturas de pedras, talhas de madeira e osso, essências, entre outros.

Encenações teatrais e animação de rua, com homens de armas, nobres, clérigos, homens e mulheres do povo, revelam histórias do quotidiano, bem como as grandes esperanças e medos da vivência medieval. O Cortejo Medieval (5ª feira, às 19h00) é o ponto de partida para um conjunto de espetáculos de teatro e de fogo, música, falcoaria real, malabaristas e acrobacias, demonstração de serpentes, de danças orientais, de armas e de ofícios.

A completar o cenário medieval não podia faltar o acampamento militar, os jogos tradicionais, os passeios a cavalo para os mais novos e as iguarias da época para os mais famintos. Aqui, há uma diversidade de pratos e licores da época que se apresentam como um convite à degustação e ao convívio, além das típicas ceias medievais.

Numa organização da Câmara Municipal, com produção da Associação Velha Lamparina, de 18 a 21 de agosto, o Alcaide desta Mui Nobre Terra de Vila Nova de Cerveira tem a honra de Vos convidar para uma viagem à Idade Média: época de mitos, lendas e fantasias.

• imagem